1º Simpósio sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down

1º Simpósio Sul-mato-grossense de Síndrome de Down

Um projeto que nasceu do amor de uma família por um filho. Esse é o 1º Simpósio sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down. Projeto que tem uma única missão: fazer o bem!

O casal Caroline Brambilla e Marcelo Luiz Quarteiro idealizou o evento que tem como objetivo levar informações para as pessoas que não têm a oportunidade de buscar isso fora de Mato Grosso do Sul. A ideia surgiu com o nascimento do filho Benício, que tem Síndrome de Down.

Nós sempre falamos aqui no Papo sobre a importância de fazer o bem e sempre trazemos lições de vida de gente que ajuda gente. É uma honra poder conversar com a Carol e conhecer mais a história por trás do Simpósio.

1º Simpósio Sul-mato-grossense de Síndrome de Down

Caroline Brambilla

Papo: Como nasceu o 1º Simpósio sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down?
Carol: Eu e meu marido, Marcelo Luiz Quarteiro, idealizamos o projeto depois do nascimento filho Benício, que nasceu com Síndrome de Down. Nós ficamos muito aflitos em busca de informações sobre o assunto e o levamos a vários médicos especialistas em Síndrome de Down fora de Campo Grande. Então as informações que se multiplicaram para a gente, mas nós começamos a pensar em mães e pais que não tinham a mesma oportunidade que tivemos, daí surgiu a vontade de trazer esses profissionais para Campo Grande. Trazer informações novas tanto para os pais de pessoas com Síndrome de Down, quanto para os nossos profissionais, como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e toda a sociedade.

Papo: Qual o objetivo do 1º Simpósio sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down?
Carol: O objetivo é esclarecer dúvidas e preocupações que permeiam o tema desde o nascimento até a vida adulta, entre eles o diagnóstico, estimulações e intervenções envolvendo áreas afins; tratamentos para doenças associadas à Síndrome; inclusão social na família, escolas e outros setores da sociedade, bem como a inserção no mercado de trabalho, promoção da autonomia e independência social.
Pretendemos disseminar a superação do preconceito e das barreiras ainda existentes nos diversos setores sociais, por meio de palestras, troca de experiências, debates e divulgação de pesquisas científicas voltadas para o tema.

Papo: Qual é o público?
Carol: O Simpósio é para profissionais da área da saúde, educação, acadêmicos, pais e familiares de pessoas com Síndrome de Down e para a sociedade em geral. Teremos uma programação científica com a apresentação de trabalhos e um curso de atualização para os profissionais da saúde e da educação.

1º Simpósio Sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down

Munhoz e Mariano

Papo: A Campanha está sendo estrelada pelas duplas Munhoz e Mariano e Gilson e Júnior. Como foi feita a escolha desses artistas?
Carol: Queríamos que artistas daqui do estado apoiassem a nossa causa e buscamos as duplas Munhoz e Mariano e Gilson e Júnior. Ambas, com muito carinho, nos apoiaram e gravaram os vídeos de apoio ao 1º Simpósio sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down. A dupla Gilson e Júnior também estará conosco no evento dando um show na abertura do evento

1º Simpósio Sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down

Gilson e Júnior

Papo: Como está sendo feita a divulgação?
Carol: A campanha foi desenvolvida pela Bartz e os filmes pela Camalote Filmes, que são grandes parceiros nossos. Estamos contando com o apoio de algumas rádios e televisões  também.

O 1º Simpósio sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo grande. As informações estão no site e no Facebook, as inscrições podem ser feitas aqui. Compartilhe essa causa!

Faça parte!

Faça parte!

 

Você pode gostar...