A alma do negócio

Que a propaganda é a alma do negócio, todo mundo já ouviu falar um dia. Mas para decidir estudar e viver de Publicidade é preciso saber um pouco mais.

Quem escolhe este curso precisa conviver com os estereótipos criados para nós, como o apreço por café, por tênis All Star ou o melhor de todos, que publicidade é só festa! A profissão é cercada por um “glamour” e isso, de certa forma, envaidece os profissionais e os aspirantes. Afinal, nós tivemos uma infância marcada por comerciais memoráveis, seja propaganda de leite, batata frita, sutiã ou cerveja, todo mundo lembra de algum jingle.

A Publicidade não é só isso. Se você sonha em ser publicitário porque seus colegas de escola sempre disseram que você é criativo, porque desenhava bem na infância, porque gosta de pizza ou porque quer chegar no trabalho mais tarde sem ter um chefe chato controlando seus horários, repense! A profissão exige que você estude muito e se prepare para um mercado onde a oferta de profissionais aumenta desproporcionalmente ao número de vagas.

A criatividade, sempre citada como a característica principal de um publicitário já não é suficiente. Hoje, além de criativos precisamos ser flexíveis às mudanças, precisamos planejar cada passo e o mais importante, precisamos saber montar estratégias. Independente do perfil do cliente, todos precisam de muito mais que um VT criativo, eles precisam de estratégias que retornem em lucro. Nós, profissionais, precisamos de cada vez mais qualificação e não estou falando apenas do diploma que recebemos na faculdade, é preciso ir além, fazer cursos extras, participar de eventos voltados ao mercado, fazer pós-graduação, MBA e tantos outros por aí. Estar preparado quando as oportunidades chegam é a única forma de garantir um futuro promissor.

O que mais me encanta em fazer parte de uma agência de publicidade é a variedade de formatos e segmentos de empresas para as quais podemos trabalhar. Num mesmo dia, você pode ter uma reunião com cliente responsável por uma grande rede de supermercados e em seguida desenvolver uma campanha de lançamento para a moça que está inaugurando uma lojinha de roupas infantis no bairro. Clientes diferentes, tamanhos diferentes e objetivos diferentes. Todos precisam de nós.

Isso faz do publicitário uma pessoa multidisciplinar, que consegue desenvolver conversas sobre os mais variados temas em uma roda de amigos, parece que sempre sabemos de tudo, pois o nosso dia a dia é muito dinâmico. Porém, como em qualquer outra profissão precisamos estar atualizados, estudando o tempo todo, observando o mercado, o comportamento das pessoas, e analisando a concorrência. É preciso estar inquieto, pensar no futuro de cada segmento.

O lado encantador de tudo isso não é o glamour, são as possibilidades. A maior vantagem de se estudar Publicidade e Propaganda é o grande leque de opções de trabalho. Só dentro de uma agência temos várias funções, as mais comuns são criação, mídia, atendimento, produção e planejamento. Os nomes variam de agência pra agência. O porte da agência determina quantos profissionais atuam em cada área. É importante dizer que cada uma destas pontas não existe sem a outra, ou seja, não há uma atuação mais importante, o trabalho precisa ser feito em equipe e o que determina onde você vai ficar são as suas habilidades. Mas isso é um assunto para ser detalhado nas próximas postagens.

Você pode gostar...