A publicidade mudou bem na minha vez

Propaganda Mudou - Papo de Job

Quando a gente vê uma propaganda antiga, como esta que abre a matéria, já lembra da infância… dos mamíferos da Parmalat ou das divertidas propagandas de cerveja. Aposto que se você perguntar para os amigos da publicidade, o motivo da escolha da profissão, vai ouvir de muitos que foram as propagandas que estrelaram a programação da TV aberta nos anos 90.

Mas agora que as crianças cresceram, que ser publicitário é uma realidade, a vida real e profissional está bem diferente do glamour que a propaganda nos prometia. Pois é, agora os vídeos divertidos e os anúncios lindos nos jornais já não têm o mesmo efeito, nem para os publicitários, nem para os clientes. Mas por quê?


Antes de seguir com o Papo, se você ainda não curtiu, to te esperando nas redes sociais do Papo Facebook, Instagram Canal do Papo no Youtube.?


O mercado mudou, mas antes dele, o mundo mudou, o mundo está muito mais “politicamente correto” que há alguns anos, quando você ria do siri e da tartaruga da propaganda, e passava o dia inteiro tentando falar “leitecondensadocaramelizadocomflocoscrocantesecobertocomodeliciosochocolateNestlé”.

PublicidadeHoje não pode mais! E não estou falando pelas questões legais, falo pelas opiniões firmes e fixas, que a internet nos proporcionou ver. Hoje, antes mesmo de responder legalmente pelo seu conteúdo, a grande maioria das propagandas que embalou nossa infância, seria condenada pelos juízes do Facebook. O público é outro, não aceita mais passivamente a comunicação que recebe, aliás, o público não quer mais receber propaganda que não lhe é pertinente.

E a publicidade em Campo Grande?

Podemos dizer que 2015 foi um marco para a mudança na publicidade no Brasil, foram muitas mudanças, trocas de clientes, de funcionários, de donos de agência no país inteiro, foram muitas demissões e agências diminuindo suas estruturas. Claro que Campo Grande sentiu o baque também, o mercado por aqui desacelerou, as verbas diminuíram, os clientes foram embora, minguaram ou até mesmo sumiram.

O que preocupa é o tempo que os profissionais estão demorando a se adequarem a essa mudança. As agências aqui ainda não encontraram um novo formato de atuação. As que se mantiveram tradicionais, trabalhando só com conteúdo off-line, estão perdendo espaço. As on-line não tiveram ainda a maturidade para desvendar a necessidade do cliente, ainda estão preocupadas com o post bonitinho pro Facebook. E só! E tem aquelas que fazem on e off, que são as que melhor deveriam estar, continuam gerando reclamação nos clientes. Tenho ouvido muito isso, clientes reclamando do atendimento, de não ter resultados, aliás, o atendimento continua sendo o calo no nosso sapato, né?! Vejo isso em tantos segmentos… Bom, mas isso não é Papo pra hoje.

PublicidadeAs agências não podem mais fazer só publicidade, as empresas precisam de ajuda no marketing, as empresas precisam de alguém que vá a fundo, que entenda o cenário e leve o que ela precisa. As empresas não estão preocupadas em ganhar um prêmio pelo VT mais belo (ou mais veiculado), só quem se preocupa com isso são as agências, e sinceramente, já não deviam se preocupar há tempos. As empresas esperam resultado em imagem, em venda, em popularidade, precisam de alguém que pense estrategicamente no seu negócio, não precisam de agências que oferecem um material bonitinho, fora do contexto.

E os profissionais? Também precisam oferecer um pouco mais, né?! Mais preparo, mais estudo do cliente, mais conhecimento de mercado e mais conhecimento do que está sendo feito lá fora. Mais maturidade no trato com o cliente.

E quem tá chegando na publicidade agora?

Pros publicitários que estão saindo da faculdade a dica é: Prepare-se! Seja bom em alguma coisa, bom não, seja ótimo. Seja ótimo em uma coisa, mas saiba fazer mais do que isso, se você dedicar todos os seus esforços apenas pra criar o anúncio mais criativo, talvez não se dê conta de que daqui a pouco, não haverão mais jornais para eles veicularem. Pense maior, planeje, veja o cliente como um parceiro. Não fique sonhando com o dia em que o cliente vai aprovar sua arte de primeira, sonhe com o dia em que a sua estratégia trará resultado!

Publicidade é negócio!

Você pode gostar...