Anhaguera-Uniderp lapidando talentos em seu Zeppelin

Programa Zeppelin

Programa Zeppelin: o Programa de TV da Universidade Anhanguera-Uniderp

Há onze anos atuando na preparação de profissionais para o mercado de trabalho, o Programa Zeppelin é o programa de TV do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Anhanguera-Uniderp.

Quem está no comando deste projeto, compartilhando com os alunos toda a sua experiência é a Profa. Ma. Sirlene Covre. Ela é formada em Artes Visuais, Especialista em Imagem e Som e Mestra em Estudos de Linguagens – Linguística e Semiótica. Em 2006, Sirlene assumiu a missão de preparar os alunos para o trabalho audiovisual, como Diretora e Coordenadora Pedagógica do Programa Zeppelin. De lá pra cá, já viu muita gente que passou pelo Zeppelin, se destacando no meio publicitário, nas mais diversas funções, como apresentadores ou produtores de filmes publicitários, por exemplo.

“Sir”, como é chamada carinhosamente por alunos e colegas, reservou um tempinho entre aulas, correção de provas e produções do Zeppelin, para o nosso bate-papo. Ela me contou que o programa surgiu da necessidade de ensinar aos futuros profissionais, como é o trabalho na prática: “o Zeppelin é uma oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos que apredenderam na sala de aula”. Além disso, era preciso exibir a Publicidade e Propaganda em Mato Grosso do Sul, então, em 2004, os professores João Carlos e Celito Espíndola, idealizaram, deram forma e produziram os primeiros programas.

Sirlene Covre - Programa Zeppelin

Sirlene Covre – Programa Zeppelin

Para os alunos, participar do Programa Zeppelin é uma porta aberta para o mercado de trabalho. Muito mais do que a chance de praticar e de enriquecer o currículo, ele é uma vitrine, pois os alunos são vistos pelas empresas, agências e produtoras.

O Programa é um estágio e para participar, os acadêmicos passam por uma seleção, que é feita feita uma vez por ano, no mês de março. Os candidatos fazem testes de apresentação e de produção visual e os que se destacam, entram pra equipe.

Os assuntos apresentados no Zeppelin sempre têm relação com Publicidade e Propaganda (os dois “p” de Zeppelin) e as pautas são definidas em reunião entre a equipe e a professora.

No papo, Sir falou sobre o curso de PP da Uniderp: “os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Anhanguera-Uniderp sempre têm destaque no mercado de trabalho, independente da área que sigam. Isso nos deixa extremamente felizes pois percebemos que estamos ensinando-os de forma ética e profissional, para seguirem carreira e terem destaque na profissão”.

A satisfação que ela sente ao ver alunos que fizeram parte da sua equipe, se transformando em grandes profissionais, fazem seus olhos brilharem, “quanto aos estagiários do programa Zeppelin, muitos estão no mercado de trabalho, como por exemplo, Mário Abdo, na área de produção, que já trabalhava em uma grande produtora, a Uaná filmes e aproveitou o estágio para aprimorar seus conhecimentos. Outros exemplos que me orgulham são Felipe Todesco e Carla Cruz, eles foram meus estagiários em 2007 e desde então atuam em filmes publicitários e programas de TV. Felipe Todesco é um dos sócios diretores da empresa Completa Marketing e Eventos (você pode conferir um dos trabalhos comandados por Felipe aqui mesmo no Papo) e Carla Cruz trabalha como produtora e atua em filmes publicitários e programas de TV  na  Primeiro Planos Filmes. Me sinto imensamente feliz e honrada por eles terem decidido seguir carreira naquilo que aprenderam comigo enquanto estagiários do programa. E desejo muito sucesso aos dois e aos demais que decidiram seguir carreira na área do audiovisual, independente de trabalhar na frente ou atrás das câmeras”.

Equipe Zeppelin 2015

Zeppelin - Equipe 2015

Equipe Zeppelin 2015

A equipe de 2015 já está formada! Os sortudos são Juliana Aguiar, João Vitor Almeida, Matheus Henrique e Vinicius Mansano.

Nós, do Papo de Job, desejamos muito sucesso ao caminho dos novos Zepellins e ficaremos acompanhando o trabalho pelo Canal Universitário (Canal 14 da NET) e pelo Canal do Youtube.

Você pode gostar...