Blog do Teras: publicitário cultivando a nossa tradição

Blog de Teras

Todo sul-mato-grossense desde cedo tem contato com o tereré, é verdade que muitos não tomam, mas a bebida é uma marca registrada do nosso estado e um traço marcante na nossa cultura. E como valorizar a cultura é muito importante para criarmos a nossa identidade, hoje vamos falar de tereré.

Conheci um blog que me chamou atenção por tratar somente deste tema, o Blog do Teras. Criado pelo publicitário Gabriel Ferraciolli, o blog traz curiosidades, histórias, sabores, imagens e muitas outras informações relacionadas a nossa bebiba tradicional.

Conversei com Gabriel para conhecer melhor o blog. Olha o nosso Papo:

Blog-do-Teras_Gabriel-Ferraciolli

Gabriel Ferraciolli – Blog do Teras

Papo: Como surgiu o Blog do Teras?
Gabriel: O blog do teras nasceu há um ano e meio quando ao procurar mais informações de variedades de erva-mate, não encontrava nada. Como sou de experimentar sabores diferentes, alguns amigos acabavam me consultando antes de comprar uma erva nova pra saber se valia a pena, assim passei a divulgar no blog meus reviews sobre as ervas que comprava.

Papo: Qual é o objetivo do Blog do Teras?
Gabriel: O objetivo principal é divulgar a cultura do tereré, esse nosso costume da fronteira que reúne amigos e gerações. Descobrir maneiras de se tomar e até outros estados e países que tomam tereré, são possibilidades do blog.

Papo: Qual o público?
Gabriel: O público começou sendo os leitores de Mato Grosso do Sul, mas com o tempo e os acessos, notei a participação de leitores de outros estados como Rondônia, Acre, Mato Grosso, interior de São Paulo, Rio de Janeiro e grande parte do Paraná. Nossos vizinhos do Paraguai e Argentina também marcam presença. E alguns leitores brasileiros que foram pro Japão, Estados Unidos e Portugal também relatam seus costumes com a erva-mate.

Papo: Quais os assuntos preferidos dos leitores?
Gabriel: Os leitores adoram a sessão de review com as novidades de erva-mate, mas através das redes sociais e até mesmo e-mail surgem as sugestões, os leitores pedem dicas de consumo, perguntam se faz mal ou bem durante a gravidez, fumando narguile, enfim, variadas dúvidas.

Blog do TerasPapo: Você é publicitário, né?! Como você concilia o blog com a vida profissional?
Gabriel: Publicitário nunca tem tempo, né?! O blog era só um passatempo ao qual eu dedicava o pouco do meu tempo livre pra divulgar algo novo que descobria, que experimentava e até os brindes que eu recebia. Mas com o tempo ele virou rotina e sempre que possível procuro alimentá-lo com algo que eu vejo na rua, no Mercadão Municipal, ou aproveito para responder e-mail e mensagem dos leitores.

Papo: Quais são os próximos projetos do blog?
Gabriel: Existe um projeto paralelo ao blog que é a Loja do Terasonde eu vendo camisetas com estampas exclusivas e temáticas sobre tereré, já que muitos leitores pediam adesivo ou até mesmo queriam comprar erva achando que o blog vendia. Então, as camisetas surgem como uma forma de esses leitores de cidades mais afastadas da nossa região poderem carregar no peito o orgulho de tomar tereré. Já recebi pedidos da Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e muitos do interior do estado.

Eu já estou acompanhando o Blog do Teras no Facebook e no Instagram. Vai lá dar uma olhada no blog, tenho certeza de que você vai gostar das curiosidades sobre o tereré.

Você pode gostar...