Clientologia: O que a Disney pode ensinar para os seus negócios

Clientologia - Claudemir Oliveira - Seeds of Dreams

A Disney realmente tem muito a ensinar para os nossos negócios. Eu fui convidada pra participar do Evento Internacional Clientologia, realizado nesta semana em São Paulo, pelo Seeds of Dreams Institute e trago para vocês informações e dicas sobre como a Filosofia Disney e a Psicologia Positiva podem ser aplicadas na sua empresa, ou nos seus clientes, para buscar uma maior qualificação no atendimento.

Seeds of Dreams Institute tem como Presidente fundador, Claudemir Oliveira, com quem nós já falamos aqui no Papo. Claudemir tem mais de 25 anos de experiência, no Brasil e nos Estados Unidos, em marketing, vendas e treinamento. Atuou como Gerente de Treinamento na Disney e professor da Disney University, e também professor convidado do Disney Institute. Ele é autor do livro “Psicologia Positiva: a Arte de Materializar Sementes de Sonhos” e coautor do livro “Psicologia & Coaching”.

O evento Clientologia foi comandado por Claudemir e Jim Cunningham, que é referência mundial no tema excelência em atendimento ao cliente, foi professor da Disney University e Disney Institute durante 17 anos e participou do projeto de abertura da Disneyland Paris. Jim é coautor do livro “WOW”.

Clientologia – O evento

Clientologia - Claudemir Oliveira - Seeds of Dreams

Claudemir Oliveira – Seeds of Dreams

O seminário teve duração de um dia inteiro com dois especialistas na arte do encantamento ao cliente. Durante o evento, fomos despertados para a importância do cuidado com cada detalhe, a importância de pensar em cada pessoa, cada convidado ou cliente, e imaginar o que ele gostaria de receber, como ficaria feliz.

A manhã foi conduzida por Claudemir Oliveira, que levantou pontos importantes como o alinhamento de posicionamento entre empresa e funcionário. A empresa é feita de pessoas e estas pessoas precisam conhecê-la, saber qual a missão e objetivos. Cada funcionário deve estar engajado na causa da empresa onde trabalha e, para conseguir isso é preciso encantar primeiramente este público interno. Claudemir nos falou sobre psicologia positiva e sobre a certeza de que ela pode ajudar uma empresa a ter sucesso, pois fará funcionários mais satisfeitos.

Sobre Walt Disney, conhecemos a postura de vida, desde o momento em que pensava em uma forma de fazer com que um adulto interaja com uma criança num parque de diversões, até sua obsessão por limpeza.

A Clientologia coloca a empresa em uma posição estratégica, de estudar e conhecer cada vez mais o seu cliente e assim, melhor servi-lo. Tão óbvio, né?! Mas não é aplicado na grande maioria das empresas. Em seus treinamentos, Claudemir estimula as empresas a entregarem sempre mais do que o cliente espera. Segundo ele, entregar o que foi combinado com o cliente é normal, comum, todo mundo faz, mas quando você vai além e o surpreende de maneira positiva, você o ganha.

Clientologia - Jim Cunningham - Seeds of Dreams

Jim Cunningham – Seeds of Dreams

A tarde foi de Jim Cunningham. Ele se aprofundou no tema Disney e trouxe mais uma vez a importância de cada detalhe. Para ele, o atendimento precisa ter um padrão, um cliente não pode saber das limitações ou fragilidades da empresa. Quando abrimos as portas para o público, estamos iniciando o show e é só isso que o ciente precisa ver.

Tema de serviço Disney:

O que? Nós criamos felicidade
Como? Através da oferta do melhor em entretenimento
Para quem? Para pessoas de todas as idades e todos os lugares.

A Disney se preocupa em fazer com que cada pessoa seja encantada pela sua magia. E como fazer isso atendendo um público tão diverso? São pessoas de todas as idades e de todos os lugares do mundo, então cada funcionário é treinado para atuar com os mais diferentes tipos de pessoa.

O ambiente é pensado para ser uma experiência única, tudo conta uma história, tudo comunica uma imagem, tudo é preparado para que os convidados digam: WOW!

Para Jim, os fatos podem ser negociados, percepções não!

A lição mais marcante que eu trouxe do evento é justamente uma que eu sempre falo aqui no Papo: Atenção aos detalhes! É simples e óbvio, quando você presta atenção em cada detalhe que pode ser melhorado e melhorá-o de fato, você conquista as pessoas. Você causa uma boa impressão e isso gera confiança na marca.

Dicas de desempenho por Jim Cunningham:

1 – Primeira impressão
2 – Postura
3 – Gestos
4 – Expressão Facial
5 – Expressão verbal
6 – Senso de humor

Papo de Job no Evento Clientologia

Papo de Job no Evento Clientologia

E para finalizar, um vídeo que nos convida a pensar sobre qualidade:

Olha quanta coisa aconteceu neste vídeo, temos uma mesma personagem, cantando a mesma música em 25 idiomas diferentes. Preste atenção na afinação, no timbre de voz, parece que temos uma única cantora.

Agora quer ver como os detalhes são pensados? Olha a revelação no vídeo abaixo.

Podemos ir muito além da qualidade do que se ouve. Cada vídeo, gravado no seu país tem a mesma produção dos outros, belas mulheres bem produzidas, voz fantástica,  forma de cantar igual, estúdios parecidos.

Este vídeo levanta muitos pontos que precisamos pensar, um bem importante é sobre como uma empresa precisa se ajustar para falar com públicos diferentes, mas que esta mesma empresa precisa manter a sua essência e seu padrão de qualidade em todos os detalhes e em todos os lugares.

 

Eu fiquei muito feliz em ter participado de um evento tão importante. O cuidado pessoal que Claudemir Oliveira teve com cada um de nós foi encantador, isso sem falar na simpatia dele e de Jim.

Obrigada Seeds of Dreams! Até a próxima.

 

 

 

 

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