Construindo Arte e Cultura – Presente pra CG

Um projeto lindo homenageia Campo Grande no mês do seu aniversário. Eu digo lindo pela beleza do resultado, mas muito mais lindo pelo contexto social e cultural em que está envolvido. A HVM Incorporações, junto com a Escola Estadual Coração de Maria e o Instituto Juventude Kbça realizaram o Projeto HVM Construindo Arte e Cultura, que deu cor e vida ao centro de Campo Grande.

Eu acompanhei todo o processo de criação e vou te mostrar como é possível unir arte, cultura, socialização, cor e juventude numa só ação, mas antes, lembra de curtir o nosso Facebook, Instagram e fazer sua inscrição no Canal do Papo no Youtube pra ver tudo que rola no Papo de Job na TV!?


HVM Construindo Arte e Cultura

Os jovens estudantes da Escola Coração de Maria deram de presente para Campo Grande, sua arte, grafitando um tapume no centro da cidade. Agora, quem passa na esquina das Ruas Rui Barbosa e Antônio Maria Coelho, vê cor e arte em imagens que representam a cidade… tem capivara, tereré, Obelisco e muito mais elementos que, aos olhos dos meninos, mostram Campo Grande.

O Projeto HVM Construindo Arte e Cultura foi dividido em três fases:

HVM Construindo Arte e Cultura

Registro de felicidade dos alunos no projeto, feito pelo fotógrafo Thiago Flores

– Na primeira, o Instituto Juventude Kbça foi até a escola para promover o debate sobre o grafite. Os alunos tiveram a conscientização cultural, aprenderam a diferença entre pichar e grafitar, e tiveram o primeiro contato com essa forma de arte, criando seus primeiros desenhos.

– Na segunda etapa, foi escolhido o tema Aniversário de Campo Grande e os estudantes puderam colocar no papel, a forma como veem a cidade. Como inspiração, foram usadas fotos de patrimônios históricos da cidade, elementos que remetem à cultura local, como tereré ou sobá, e imagens de animais daqui. As criações foram surpreendentes! Eu fiquei encantada e logo vi que o resultado final seria encantador!

– A terceira etapa foi linda! No último sábado, dia 5 de agosto, fomos todos para a rua dar vida ao projeto!
Os alunos ganharam tela branca gigaaaaante, feita pelo tapume que envolve uma das obras da HVM Incorporações e aí foi só alegria! O dia foi longo, intenso e colorido.
A cada momento um novo traço, uma nova ideia e uma nova cor.

Acompanhados pela professora Nayara Martins, que representava o Instituto Juventude Kbça e orientava as criações, os alunos foram ganhando confiança e os desenhos ganhando forma.

HVM Construindo Arte e Cultura

Equipe animada!

E o resultado…

No final, não dava acreditar que aquilo tinha sido feito por jovens, todos entre 13 e 17 anos, no seu primeiro contato com o grafite! Ficou incrível. Foi gratificante ver o sorriso de cada um…

E quando a gente faz o bem, a coisas conspiram a nosso favor, né?! No sábado, enquanto estávamos com o trabalho a todo vapor, muitas pessoas pararam para fotografar, elogiar e perguntar o que estava acontecendo. Uma dessas pessoas foi o fotógrafo Thiago Martins, que é responsável por algumas das fotos que estão ilustrando a matéria.

Deu uma felicidade enorme ver o trabalho pronto. Uma sensação de orgulho da cidade e esperança na socialização na arte e na cultura, como base para um mundo melhor, mais leve e colorido.

Você vê o resultado nas fotos abaixo, mas eu sugiro que você vá lá conferir pessoalmente. Tenho certeza que você vai se encantar! Ah, daí tira uma foto e marca #hvmArteCultura pra gente ver você, tah bom?!;)

Parabéns jovens talentos! Parabéns HVM Incorporações, Escola Coração de Maria e Instituto Juventude Kbça.
O Projeto é fantástico!

Você pode gostar...