Grupo RCN de Comunicação – Breve em Campo Grande

Papo no Grupo RCN
Papo no Grupo RCN

Na semana passada eu tive o privilégio de fazer uma visita a Três Lagoas, cidade que tem muitos encantos, povo agradável e sede de desenvolvimento. A visita foi exclusivamente para conhecer o Grupo RCN de Comunicação, Grupo forte e consolidado em toda a região, que se prepara para um voo maior, em direção à capital.

Bom… essa visita foi surpreendente, eu, assim como a maioria dos leitores, não tinha ideia da força da comunicação em Três Lagos. O Grupo RCN trabalha de forma empreendedora e como resultado, tem crescimento constante. A visita rendeu bastante Papo, são muitos veículos, muitas pessoas e muitas histórias, então vou contando tudo aos poucos aqui no Blog. Ok?!
Quem me recebeu, me apresentou a cidade e a empresa, foi Estevão Congro, Diretor Comercial do Grupo RCN. Logo nos primeiros momentos, pude perceber a visão empreendedora de Estêvão e sua busca constante pela qualidade do material produzido lá.

Grupo RCN

São muitas marcas, todas seguindo a filosofia do Grupo RCN: Jornal do Povo, TVC, Rádio Cultura FM Três Lagoas, Rádio Cultura FM Paranaíba, Rádio Cultura FM Taboado, Rádio Band FM, Rádio AM Concórdia Campo Grande, GM7, RCN LED, RCN Mídia Outdoor, Revista Se7e, Portal JP News, Dá Negócio. É isso mesmo, são rádios, TV, revistas, outdoor, mídia indoor, painel de Led, jornal e portal de notícias.

O Grupo começou com o Jornal do Povo, há 66 anos, depois veio a FM Concórdia, que hoje é a Band FM, a TV Concórdia, que é hoje a TVC, e aí não parou mais. Os veículos foram se adaptando às necessidades da comunicação.
Mas pra gente entender como tudo isso começou, conversei quem está há muitos anos trabalhando pelo sucesso do Grupo, o Sr. Rosário Congro Neto, Diretor Geral do Grupo RCN.

Grupo RCN

Estêvão, Sr. Rosário e Stênio Congro

Papo: Como surgiu o Grupo RCN?
Rosário: Surgiu com o Jornal do Povo, em 1969, meu pai assumiu a direção do jornal, que tinha objetivos políticos. E aí o gene do jornalismo entrou no nosso sangue. Em 1991, eu vim pra cá e a gente começou a dar uma orientação comercial pro jornal, ele deixou de ser partidário e passou a ter a cara de Três Lagoas. Nosso slogan é “Jornal do Povo a serviço da Comunidade”. Até hoje todos os nossos veículos valorizam o Estado, nossas emissoras valorizam os talentos locais.

Papo: A que o senhor atribui todo esse sucesso?
Rosário: Está relacionado ao crescimento regional e de Três Lagoas. Três Lagoas era isolada, distante de Campo Grande, com a chegada do asfalto a região foi se interligando e consequentemente crescendo, então a comunicação tinha que acompanhar esse crescimento. O Grupo cresceu porque a cidade se desenvolveu, o mercado exigiu.

De olho no futuro

O Sr. Rosário conta hoje com a participação de dois filhos, Estêvão e Stênio, e da esposa Elaine na administração do Grupo. Estêvão está à frente das estratégias para os próximos passos. Acompanhe o nosso Papo.

Papo: Olhando pra trás, muito já foi feito. A que se deve esse crescimento?
Estêvão: O Grupo RCN ocupou um espaço que estava aberto nessa região, os jornais impressos da capital não conseguem chegar aqui, eles não atendem a demanda de conteúdo daqui. As TV’s também não conseguem, elas não têm equipes nessa região.
Para os anunciantes locais, esses veículos da capital são uma opção muito cara. Então a gente se tornou a opção mais interessante para o público e mais viável para o anunciante.
Hoje estamos nos tornando um Grupo regional, localizado numa região relativamente distante da capital, então a gente consegue integrar as cidades daqui.

Papo: Desde quando você está à frente das estratégias do Grupo?
Estêvão: Eu estou aqui desde 2006 e de lá pra cá fizemos muitos ajustes, entre eles colocar o nome no Grupo. Foi sugestão minha, tive que brigar um pouquinho, mas em 2007, passamos a nos chamar Grupo RCN, antes não tínhamos uma comunicação unificada, as empresas tinham nomes independentes, agora elas se vêem fazendo parte de uma empresa maior.
Quando cheguei, estruturei o departamento comercial e hoje faço o planejamento estratégico de todas as empresas. Contratamos novos profissionais e treinamos os que já estavam aqui. Contratamos um Coordenador Artístico, que garante ações para todos os veículos, seguindo a filosofia do Grupo e um Coordenador Jornalístico, que coordena toda a parte de notícias, para garantir que todos os veículos falem a mesma língua, cada uma com o seu perfil. Nós profissionalizamos o nosso trabalho.

Estêvão Congro - Grupo RCN

Estêvão Congro – Grupo RCN

Papo: O Grupo RCN tem 90 funcionários. Como é trabalhar com essa equipe em tantas empresas diferentes?
Estêvão: O Grupo teve um crescimento planejado. Fazemos consultoria para o desenvolvimento do departamento de pessoas, pesquisa de clima organizacional, montamos um plano de ação, fizemos o programa de desenvolvimento de liderança.
Nós investimos nos nossos profissionais, treinamos, capacitamos. Investimos muito nas pessoas, trabalhar aqui tem que ser atraente pra elas ficarem. Trabalhamos com equipe reduzida… um mesmo profissional trabalha em mais de um veículo. Isso é mais uma oportunidade para ele crescer, queremos a evolução dos nosso profissionais.

Papo: Existe um segredo de sucesso?
Estêvão: O diferencial das empresas está na gestão, a gente já consegue enxergar isso, já conseguimos perceber o resultado disso. A gente trabalha junto para fazer o melhor de cada um. Com as ferramentas que temos, buscamos o melhor de cada pessoa.
O modelo que a gente aplica de gestão de pessoas é por competência, estamos dispostos a trabalhar da melhor forma e buscar melhores profissionais, sempre buscamos bons profissionais no mercado de fora.
Nosso maior fornecedor são as pessoas, pessoas movem a empresa e enquanto gestores a gente sempre pensa em fazer o melhor pra elas.

Papo: Quais os próximos projetos?
Estêvão: Nosso plano é chegar a Campo Grande. Já temos a Rádio Concórdia AM, que vai ser convertida para FM, então vamos trabalhar primeiro com a rádio, depois revista, jornal e site. Estamos nos qualificando aqui, para chegar lá com um padrão de qualidade alto.
Temos muito pra crescer e estamos trabalhando firme pra isso.

O Grupo RCN é uma grande força da comunicação do nosso estado. Ele teve um crescimento acentuado nos últimos anos e diz que as pessoas é que fazem a empresa ser o que é! É muito bom ver empreendedores que já entenderam que o público interno é o primeiro que deve estar satisfeito. Parabéns Grupo RCN! Que vocês sejam inspiração para muitas empresas!

E você conhece agora algumas pessoas da equipe do Grupo RCN.
Nas próximas publicações você vê detalhadamente cada empresa.

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2 Resultados

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  2. 4 de Fevereiro de 2016

    […] Papo, graças à grande diversidade de produtos de comunicação que ela oferece. Eu tô falando do Grupo RCN, de Três Lagoas, que conta com várias rádios na região de Três Lagoas e uma na capital, TV, […]