Gustavo Carrer: bate-papo com o Papo

Retrospectiva do Papo
Gustavo Carrer - papo de Job

Gustavo Carrer

O Papo de Job teve hoje o imenso prazer de falar com um dos maiores consultores de varejo do Brasil. Gustavo Carrer é consultor de marketing e palestrante com mais de 20 anos de experiência em empresas brasileiras e multinacionais. Criador e coordenador do Programa Comércio Varejista do Sebrae de São Paulo. Consultor da série Mãe S/A do Fantástico da TV Globo e do Mundo S/A da Globo News, lidera missões técnicas para NRF Retail’s Big Show nos EUA, desde 2012, e integra o time de palestrantes da Escola de Vendedores.

Gustavo estará em Campo Grande para a palestra Tendências do Varejo NRF 2015, que será realizada nesta quinta (12/03) pela CDL, e bateu um papo com a gente em primeira mão sobre os desafios do varejo diante da atual dinâmica tecnológica. A conversa nos rendeu muito conhecimento e a certeza de ir à palestra, olha só como foi:

Papo: Quais os grandes desafios que o varejo irá trazer nessa dinâmica de mercado?
Gustavo Carrer: Os hábitos dos consumidores mudaram muito com a facilidade de acesso à tecnologia. Os dispositivos móveis e as mídias sociais são grandes influenciadores desta mudança. Hoje, antes de chegar à loja ou até mesmo dentro dela, um consumidor pode pesquisar todas as informações e preços dos produtos. Outro exemplo claro de influência da tecnologia na hora da compra são as mídias sociais: são as blogueiras que ditam moda e padrão de comportamento para um público que consome fielmente todas as informações.

O varejo precisa se adaptar ao mundo social e de tecnologia. O negócio precisa ser desenhado sabendo que o consumidor tem acesso a todas essas informações. Há pouco tempo, quando se pensava em comprar um produto, era comum ligar na loja para saber o preço. Hoje as lojas precisam ir atrás do consumidor e, um grande facilitador desse processo é o WhatsApp.

Papo: Como empresas locais podem se destacar e ter sucesso numa concorrência tão globalizada?
Gustavo Carrer: A internet popularizou um tipo de compra que antes era privilégio só para algumas pessoas: a compra de artigos importados. Hoje qualquer pessoa pode fazer encomendas de produtos de qualquer lugar do mundo.

Porém, contrariando esta grande tendência de globalização, o mesmo cliente que é antenado e faz compras na China usando a internet, também quer reconhecer os produtos locais. Quer ir a lojas de bairro. Grandes redes de supermercado como Carrefour e Extra já se atentaram para essa necessidade e investiram em versões menores, o Carrefour Bairro e Minimercado Extra.

Papo: Que mudanças deve sofrer o atual formato de comunicação das empresas com o público?
Gustavo Carrer: O pequeno varejo precisa estar próximo ao público da sua região para conseguir manter-se posicionado na cabeça do consumidor. Ele tem agora um arsenal de comunicação que não tinha antes: a internet. Fazer publicidade tinha um custo alto para as pequenas empresas, porém com as mídias sociais ficou fácil se fazer presente. O melhor é que a comunicação digital pode ser direcionada ao público desejado, os anúncios são segmentados por gostos pessoais, localidade, faixa etária e outros filtros.

Papo: Vender mais é apenas uma questão de anunciar o melhor preço?
Gustavo Carrer: Não. O que determina o sucesso da comunicação é mandar a mensagem certa para a pessoa certa. As campanhas precisam ser pensadas e direcionadas para o seu público alvo.

Papo: Qual o maior erro que os empresários cometem neste cenário tão disputado?
Gustavo Carrer: O maior erro é se prender aos modelos antigos. As empresas precisam se adaptar às mudanças de cenário e passar a tratar o cliente virtual da mesma forma que trata o cliente de loja física. O público é o mesmo, as pessoas são as mesmas e elas precisam criar identidade com a marca, independente do ambiente.
O segredo é construir o relacionamento em todos os canais. É preciso ter consciência de que é o público quem deve determinar onde sua empresa precisa anunciar.

Papo: Qual é a grande dica para se manter competitivo?
Gustavo Carrer: A grande dica é fazer um planejamento minucioso para mídias sociais e dispositivos móveis. A maior parte das empresas não têm um planejamento, então não sabe para onde seguir.
A estratégia precisa ser definida, mesmo que ela esteja errada, pois uma estratégia errada pode ser consertada e é muito mais inteligente do que agir sem um objetivo claro.
Ninguém vende pra todo mundo, então é preciso conhecer o perfil específico do seu público e ir atrás dele.

Eu não perderei esta palestra. Você também não, né?!
Todas as informações estão no site www.cdlcg.com.br ou no telefone 3320-4000.

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2 Resultados

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  2. 13 de julho de 2016

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