Home office. Você já pensou nessa possibilidade?

Foto: Franciele Correa

Estamos vivendo um período de mudanças… mudanças no mercado, nos formatos de trabalho, no perfil dos profissionais, nos  nos hábitos. Podemos nos arriscar a dizer que estamos num momento de ajustes. Bom, mas isso é tema para um outro Papo. Por hoje vamos falar de um novo formato de trabalho que está ganhando cada vez mais adeptos e que é muito facilmente aplicado no mercado criativo, o Home Office.

Trabalhar em casa reduz custos, poupa o tempo, aproxima o profissional da família… são inúmeras vantagens e tem muito profissional trabalhando assim, seja como empreendedor individual, seja como funcionário de empresas adeptas a esse formato.

Go Home - Home Office

Um pedacinho do Go Home

Mas será que são só vantagens? É preciso entender que home office não é oba oba, exige disciplina e responsabilidade. E hoje o Papo tem dicas para você que está pensando em adotar essa nova forma de trabalho. Para contar tudo, eu trouxe os autores dos livros “As 100 Dicas do Home Office”, “Trabalho Portátil”, “Home Office & Filhos” e “130 Ideias de Negócios para Montar em Casa”, André Brik e Marina Sell Brik.

O site Go Home, criado pelos dois, conta a experiência do casal, que trabalha em casa há mais de dez anos, já testou tudo o que dá certo e o que não dá, e transformou isso em dicas, cursos e livros. Conheça agora tudo sobre home office, com André e Marina.


Peraí rapidinho, antes deixa eu te contar que o Papo de Job na TV já está no ar na TV e no canal do Youtube, aproveita e faz sua inscrição para não perder nada. Ah, e não custa te lembrar de curtir o Facebook, Instagram Linkedin.  


Papo: Quais as vantagens do home office?
São muitas e todas têm a ver com qualidade de vida. Com o home office é possível ter mais autonomia do próprio tempo e administrar melhor vida pessoal e profissional. Com o tempo que não se perde mais no trânsito, o home officer consegue fazer um esporte, descansar ou ficar com a família e amigos. E isso não tem preço. Vemos também, por consequência, uma melhora na saúde, no bem-estar, no humor do indivíduo que trabalha em casa. Pesquisas apontam que quem trabalha em casa consegue produzir de 20% a 50% mais do que em um escritório tradicional, onde tem muitas interrupções. Então, o tempo de trabalho é melhor aproveitado e isso também faz com que se tenha mais horas para resolver assuntos pessoais.

trabalho_portatil_livroPapo: Como se concentrar em casa?
Primeiro, delimite seu espaço de trabalho. Assim, você e as demais pessoas da casa saberão que quando está ali é para trabalhar. Além disso, não mexerão nas suas coisas de trabalho. Também é importante estabelecer um horário para acordar, trabalhar, fazer as refeições e as pausas. Recomendamos trabalhar em blocos de trabalho focado, que funciona assim: durante uma hora você não vai abrir emails, vai deixar o celular no vibra, se for preciso desligue a internet, e trabalhe durante este período com foco total na tarefa. Depois dessa hora, faça uma pausa de dez minutos. Você pode dividir o seu dia em várias horas de trabalho focado e depois aproveitar o tempo livre como quiser. Mas é preciso ter foco e concentração neste período.

Dependendo do ambiente da sua casa, é interessante criar uma sinalização para mostrar quando está trabalhando e que não pode ser interrompido. Pode ser um sinal na maçaneta da porta ou na sua cadeira de trabalho. Mas avise a família que precisa de concentração no trabalho e que durante este período não vai poder atender as demandas da casa. Temos várias outras dicas dessas no nosso curso gratuito e no avançado também: www.gohome.com.br/curso-home-office/ e www.gohome.com.br/sobre_curso_avancado/.

Papo: Como organizar o tempo e não dedicar-se mais às tarefas de casa que ao trabalho?
Como mencionado acima. Também recomendamos dividir os afazeres da casa entre os demais moradores e separar horários para isso. Se for o caso, acorde mais cedo para arrumar a cama, lavar a louça, etc. Também é possível dividir as demandas da casa em três períodos: início da manhã, hora do almoço e fim do dia. Tenha um cronograma do que precisa ser feito ao longo da semana para se programar e não deixar acumular bagunça. Também recomendamos arrumar a mesa de trabalho todos os dias. Cerca de cinco minutos para guardar as coisas nos seus devidos lugares, jogar papéis fora, passar a limpo os bilhetinhos.

100_dicas_ebookPapo: É comum ouvir as pessoas que trabalham em casa dizendo que passam todo o tempo trabalhando. Isso é uma vantagem ou gera problemas como stress?
Quem diz que trabalha em casa e passa o tempo todo trabalhando não está conseguindo administrar corretamente o seu tempo. Por isso criamos o Curso Home Office, pois muitas pessoas estavam nos pedindo dicas para não cair nessas armadilhas do home office. É preciso ter disciplina e organização para saber a hora de começar o expediente e de terminar também. Por isso recomendamos que o home officer tenha um ritual de início e término do dia de trabalho. Pode ser pendurar a bolsa em um cabideiro, desligar o celular de trabalho, fechar o laptop, levar a caneca de café até a pia para sinalizar que o dia de trabalho terminou. Não importa qual seja o seu ritual, o importante é ter um e praticá-lo todos os dias até virar hábito. Caso contrário, você vai acabar misturando muito a vida pessoal e profissional e não vai conseguir usufruir dos benefícios de trabalhar em casa.

Papo: A falta de convivência com colegas de trabalho atrapalha no desenvolvimento dos profissionais?
De forma alguma. Muitos profissionais ficam frustrados por não conseguirem render o quanto poderiam no escritório tradicional por conta da interrupção dos colegas. Quando você é interrompido, leva cerca de 10 minutos para retomar a linha de raciocínio. E isso no escritório tradicional é uma constante: pausa para mais um cafezinho, o colega chama para ver um vídeo, para perguntar alguma coisa ou convida para mais uma reunião improdutiva. Como consequência, o trabalhador tem que ficar até mais tarde para conseguir entregar o trabalho no prazo combinado. Claro que a troca de ideias e informações entre os colegas é super saudável, só que no dia-a-dia do escritório isso acaba se misturando com as interações inúteis. No caso do empreendedor em home office, recomendamos que mantenha contato com ex-colegas e amigos marcando um almoço ou um café periodicamente. Já no caso do trabalhador de uma empresa que está em home office, indicamos que vá até a empresa a cada 15 dias para manter o contato com colegas, chefia e o clima da empresa.

Eu adorei essas dicas e tenho certeza que tem muita gente que vai usá-las. Para saber mais sobre Home Office, além de assistir os cursos, você pode acompanhar as redes sociais da Go Home, todos os links estão no site.

Você pode gostar...