Ler ou navegar? O Diário Secreto de Lizzie Bennet

O Diário Secreto de Lizzie Bennet

Que a internet tem mudado os hábitos das pessoas todo mundo já sabe, mas o fato de ela influenciar também nos hábitos de leitura, principalmente de jovens e adolescentes, merece um pouco mais de atenção.
Grande parte da população brasileira prefere usar como passatempo a TV e internet, a leitura não é uma opção (dados de pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro). Parece que o crescimento no acesso à internet vem diminuindo o tempo que as pessoas dedicam aos livros, mas será que é isso mesmo?

A internet é uma vilã?

Diante desses dados a gente se pergunta se as pessoas precisam escolher entre internet ou livros, e a resposta é Não! Óbvio que não! Ler é uma arte que nem todos apreciam, mas quem lê, desenvolveu este hábito desde cedo e normalmente o mantém na vida adulta, independente de estar conectado ou não.
A facilidade que a internet oferece não é um problema, ao contrário, hoje temos muitos canais de estimulo à leitura. Os hábitos estão mudando mesmo! Outro dia, conversei com o pai de uma amiga (já contei a história dela aqui no Papo), um senhor que já passou da casa dos 90 anos. E ele me contou que deixou os livros de papel de lado e agora só lê no seu tablet, disse que já leu mais de 90 e-books. Isso é prova de que todos nós podemos nos adaptar aos novos formatos.
O e-book é só um dos canais que a internet oferece de apoio à leitura. Eles são a melhor opção para quem não gosta dos livros de papel, não tem espaço para guardar suas coleções ou prefere ler numa plataforma mais moderna.
Quer ver mais influência da internet sobre leitura? Você já reparou na quantidade de blogs e de perfis no Instagram que falam exclusivamente sobre este tema? É verdade que alguns deles, principalmente no Instagram, são bem superficiais, não passam de uma foto na capa e duas ou três palavrinhas. Mesmos livros para todas as pessoas, o que pode ser um problema. Mas já é um estímulo para te fazer deixar de navegar na internet e mergulhar nos livros.

O Diário Secreto de Lizzie Bennet

Uma leitura que achei genial, não pela qualidade do conteúdo, mas pela interação entre livro e internet é “O Diário Secreto de Lizzie Bennet”. É uma recontagem moderna da história de “Orgulho e Preconceito”.
O livro traz Lizzie, que é estudante de pós-graduação na área de comunicação, que precisa desenvolver a tese de conclusão do curso. Então ela tem a  ideia de fazer da sua tese um vlog, onde conta seu dia a dia, o The Lizzie Bennet Diaries. Os vídeos são curtos e divertidos, contam a história da mãe louca para casar as filhas, dos problemas financeiros da família e dos amores, claro.
Coloquei um dos vídeos aqui pra você curtir. O restante você encontra no canal do Youtube.

 

*Nota do Papo: O vlog foi criado por Hank Green e Bernie Su. É estrelado por Ashley Clementes, Mary Kate Wiles, Laura Spencer, e Julia Cho. Ele estreou no Youtube em 9 de abril de 2012 e foi encerrada em seu 100º episódio em março de 2013.

 

Você pode gostar...