Leroy Merlin. Um papo que revela tudo que você queria saber.

Leroy Merlin Campo Grande
Leroy Merlin Campo Grande

As respostas a todas as perguntas que as agências de publicidade, os veículos de comunicação e os concorrentes, queriam fazer pra Leroy Merlin, o Papo foi buscar e conta agora pra você.
Eu fui visitar as instalações da Leroy Merlin em Campo Grande, e falei com o Diretor Geral da Unidade Campo Grande, Henry Hilgert. No papo, além de ver a dimensão fantástica da loja, pude ver muitos produtos que já são sendo organizados e, claro, aproveitei para perguntar ao Henry, tudo o que o mercado está querendo saber.
Acompanhe agora o Papo.

Visita Leroy Merlin

Papo com Henry Hilgert

Papo: O setor de materiais de construção e decoração é um dos mais disputados do varejo, inclusive com anunciantes que chegam a verba anual de até R$ 3 milhões para comunicação. A chegada da Leroy Merlin gera muita expectativa no segmento e em todos os consumidores. O que a Leroy traz pra se destacar localmente?
Henry: A Leroy Merlin já entrou em outros mercados que também estavam consolidados, como em Brasília, por exemplo, onde ninguém a conhecia e hoje já tem três lojas. Em São Paulo, só na capital, são sete.
Tem espaço pra todo mundo. Todo mundo cresceu, nossos concorrentes cresceram e, quanto mais concorrentes, melhor para o consumidor, que pode escolher o melhor produto, variedade e preço. A gente vê a concorrência com bons olhos.
Em termos de comunicação, temos um padrão de comunicação nacional. E quando encontramos alguma necessidade, nós ajustamos esse padrão. Nossas estratégias são de longo prazo, não são imediatistas. Queremos ficar em Campo Grande por muitos anos.

Papo: Quais as principais estratégias de comunicação e promoção que a Rede Leroy Merlin estenderá para Campo Grande?
Henry: A comunicação da Leroy Merlin é centralizada, porém flexível. No período de inauguração temos comunicação específica, depois a região entra na programação nacional. Hoje o nosso plano tem TV e tabloide.

Papo: O que o consumidor vai encontrar na Leroy Merlin para se surpreender em relação ao que tem hoje na cidade?
Henry: Serviços. São vários, o corte de madeira e vidro é um deles e é de graça. Outro serviço é a Central Leroy Merlin Instala, onde instalamos os produtos e oferecemos garantia. A Leroy Merlin tem ainda, o Cartão Celebre que é um cartão com juros muito baixos. Temos também curso gratuitos, desde instalação elétrica, até instalação de piso para clientes não profissionais.
Além disso, a variedade é nossa marca registrada. Traremos muita novidade, como temos escritórios no mundo todo, temos facilidade em oferecer novos produtos.
Estamos implantando mais uma novidade que é um programa que vai rastrear encomendas. O cliente vai acompanhar o produto desde a saída da loja até a chegada em casa. Essa novidade vai chegar junto com a loja de Campo Grande, para todas as lojas.
Tem outras novidades chegando, mas essas eu não posso contar ainda.

Papo: E os preços?
Henry: Os preços vão ser muito bons. Vão ser os melhores, posso garantir.

Leroy Merlin - Centro de Distribuição

Leroy Merlin – Centro de Distribuição

Papo: Hoje, se considerar apenas itens de construção e decoração, as lojas locais chegam a no máximo 20 mil itens. A Leroy Merlin afirma que terá mais 50 mil, é isso mesmo?
Henry: São 80 mil itens. Sendo 40 mil por encomenda e 40 mil com estoque disponível. Tudo de mais moderno no mundo todo, vem pra cá. Muitas vezes alguns produtos não existem no mercado ainda, mas a gente vai atrás, descobre quem produz e traz.

Papo: O atendimento é justamente o “calcanhar de Aquiles” das empresas do segmento. Como a Leroy Merlin pretende atuar para conquistar o consumidor já arredio e até traumatizado?
Henry: A equipe da Leroy Merlin já está em treinamento. Contratamos 170 pessoas e teremos, no total, 217, por enquanto, depois entra mais uma turma. Eles fazem mais de 100 cursos via intranet antes de começar a trabalhar. São de 15 a 20 dias de formação. Só depois eles podem atender o cliente.

Papo: A comunicação da Leroy Merlin é toda feita por uma grande agência nacional, a Loducca. A Leroy trabalha com agências locais? E os nossos veículos de comunicação, vão tratar diretamente com a Loducca?
Henry: Todo o trabalho de comunicação é coordenado pelo escritório em São Paulo e desenvolvido pela Loducca (uma das maiores agências nacionais). É a agência quem vai entrar em contato com os veículos de comunicação locais. A unidade local se preocupa apenas com a venda.

Uma pausa no Papo para ver o VT da Campanha de 2015.


Papo: A inauguração está confirmada para 20 de outubro? Em termos de comunicação, o que podemos esperar?

Henry: Teremos a comunicação de pré-inauguração, com muitas ofertas na TV, e mídia impressa.
A inauguração vai ser dia 19 de outubro. Convidaremos algumas pessoas da cidade, pessoas que a gente faz questão que estejam aqui e conheçam a loja montada, inclusive já adianto o convite pro Papo de Job.

Papo: Em termos de posicionamento de mercado, qual a meta da Leroy Merlin para seu primeiro ano de atuação?
Henry: Estar entre as três primeiras! Não vai ser fácil, todo mundo vai entrar nessa briga.

Papo: Estar posicionada em uma região que é o vértice de crescimento para os próximos anos é uma decisão visionária sobre Campo Grande, ou uma estratégia natural de empresa?
Henry: A Leroy Merlin tem 34 lojas no Brasil, essa é a primeira em Mato Grosso do Sul e estamos apostando muito nela. É uma estratégia que já tinha sido definida há um tempo, estávamos apenas organizando questões internas para termos condições de atender a demanda.

Papo: Temos pouco mais de 30 dias para a inauguração, e olhando de fora parece que está tudo pronto. Em que fase a Leroy Merlin está?
Henry: Estamos recebendo os produtos, montando a loja e o principal, treinando a equipe.


Leroy Merlin

A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 e hoje tem 34 lojas espalhadas pelo país. Conhecida por trazer inovação para o mercado de material de construção, a Leroy Merlin chega a Campo Grande no próximo mês.
Segundo, Henry Hilgert, Diretor Regional, “para se construir uma casa com a Leroy Merlin, você só precisa trazer uma coisa, a lista de compras, todo o resto nós temos aqui”.
A loja oferece tudo, das ferramentas à decoração. O Centro Logístico para entrega é gigantesco. Você pode sair de lá com suas compras ou solicitar que a Leroy Merlin faça a entrega e até a instalação na sua obra.
Uma das grandes facilidades que a Leroy Merlin oferece são os produtos de fácil instalação, você pode comprar um piso e instalar na sua casa. Há também os cursos de pequenas instalações para clientes não profissionais.
Para o cliente se inspirar, a Leroy Merlin vai apresentar ambientes decorados assinados pela loja. Os arquitetos daqui também poderão apresentar o seu trabalho, assinando esses ambientes. Essa ação com arquitetos locais ocorre normalmente uma vez por ano.

A chegada da Leroy Merlin vai mexer com a acomodação desse segmento aqui na nossa cidade. Quem ganha com isso, claro, é o consumidor!


Separamos também duas galerias de fotos especiais:
A primeira com alguns cliques do coquetel de lançamento da Leroy Merlin para profissionais de decoração, designers e arquitetos, que aconteceu ontem, 16/09, no Twist Bar, e a segunda são fotos históricas que mostram as diversas fases da obra, desde o terreno bruto, até o presente momento, com essa estrutura gigantesca.

Clique muito.

[huge_it_gallery id=”24″]

 

[huge_it_gallery id=”26″]

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 19 de outubro de 2015

    […] falamos sobre esse assunto aqui, mas finalmente chegou a hora que o mercado todo tava esperando. Nesta terça, dia 20 de outubro […]