Mais Comunicação, moldando talentos na UCDB

Equipe da Agência Mais Comunicação
Equipe da Agência Mais Comunicação

Uma visita animadíssima! A Agência Experimental Mais Comunicação, da UCDB recebeu o Papo para um bate-papo sobre academia, carreira e futuro. Eu conheci o ambiente dos alunos e pude vê-los unindo o conhecimento teórico ao trabalho na prática.

A Agência Mais Comunicação é coordenada pelo Professor Elton Tamiozzo, já conhecido nosso aqui no Papo. Elton com muita competência, paciência e exigência, prepara os alunos pro mercado. Acompanhe o nosso Papo:

Papo: Como funciona a Agência Experimental Mais Comunicação?
Elton: São cinco professores que supervisionam o trabalho dos acadêmicos: Ado Biagi, Claudia Ruas, Maria Helena Benites, Thiago Muller, e eu, cada um em sua especialidade. Nós trabalhamos todos os dias. No começo do semestre sempre temos muitos alunos e fazemos um planejamento para o semestre todo. Temos também oficinas de redação, direção de arte e vídeo, assim conseguimos filtrar quem realmente quer trabalhar. Depois eles vão saindo para fazer estágio em agências e a turma vai ficando menor. No final do semestre a gente dá um feedback pros alunos, sobre o seu trabalho.

Papo: Como é o trabalho aqui?
Elton: A Agência Mais Comunicação tenta trabalhar nos moldes do mercado. Temos o atendimento, que pega o briefing com o cliente e traz para a equipe. Quando precisa de planejamento, nós fazemos o planejamento, fazemos pesquisas ou procuramos dados que já existem, criamos as peças e mandamos produzir.
Não temos definido quem é redator ou diretor de arte. O objetivo é fazer com que os alunos passem por todas as áreas, porque eles são do primeiro semestre, precisam conhecer tudo.

Professor Elton Tamiozzo

Professor Elton Tamiozzo – UCDB

Papo: Quais são os clientes atendidos pela Mais Comunicação?
Elton: Atendemos a UCDB internamente, os cursos e ações internas, e atendemos também instituições sem fins lucrativos. Um dos objetivos da agência é interferir na comunidade em ações sociais. Nosso papel é de ensino, pesquisa e extensão.
Não atendemos empresas externas para não perder o caráter pedagógico. Aqui o aluno pode errar.

Papo: O aluno sai daqui pronto pra encarar o mercado de trabalho?
Elton: Somos tão exigentes quanto o mercado lá fora e quando o aluno tem um pouco mais de experiência mandamos ele pro Projeto Observatório, no qual ele vai para uma agência e fica uma semana só observando. Não é um estágio, ele vai lá pra olhar e perguntar, para saber como é o trabalho na vida real. E a agência tem a oportunidade de conhecer o futuro profissional.
Falando de mercado, a estrutura da UCDB é espetacular. Os alunos têm acesso a equipamentos de primeira qualidade. Quando eles vão participar de congressos fora do estado, eles veem o quanto a UCDB é completa, o quanto o ensino que eles recebem está compatível ou melhor que a maioria das faculdades do Brasil.

Papo Visita Agência Mais Comunicação

Papo Visita Agência Mais Comunicação

Papo: E qual o maior desafio?
Elton: A maior dificuldade é o comprometimento. O mercado busca gente positiva e comprometida. Algumas agências entram em contato comigo pedindo gente comprometida e dizendo que o resto eles ensinam.
Isso é uma coisa muito importante e que não depende dos professores, isso vem do aluno, e eles às vezes eles demoram a despertar pra isso, mesmo com a gente falando, ensinando, mostrando exemplo. É assim, cada pessoa tem seu tempo e seu interesse.

Papo: E que dica você deixa pros leitores do Papo e pros seus alunos?
Elton: Atualizem-se. Sempre. O mercado publicitário muda muito, quando eu estudei mídia, aprendi que mais de oito inserções por dia, saturam o espectador. Daí veio Casas Bahia, com inserções toda hora! Derrubou todo o conceito. E olha que não estou falando de digital, que muda numa velocidade muito maior.
Hoje não temos mais estabilidade, temos que nos adaptar, nos reinventar a cada dia, a gente precisa estudar, se dedicar e pra isso, a gente precisa gostar.

Eu adorei o Papo com o Professor Elton. Adorei conhecer a Mais Comunicação. Parabéns Professor Elton e Professora Claudia Ruas, Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda. Parabéns UCDB!

Você pode gostar...