Marketing digital: aposta certa do Kiwi Tropical

Kiwi Tropical
PUBLIEDITORIAL

Redes sociais como ferramenta de relacionamento com clientes, o Kiwi Tropical apostou nessa mídia e tem colhido ótimos resultados do investimento em uma agência de marketing digital.

O Kiwi Tropical existe há quatro anos. No início, era voltado para sucos naturais e açaí, mas a mudança de proprietários deu um novo direcionamento, o cardápio aumentou e junto com ele o número de clientes. É claro que eu tinha que conferir essa história bem de perto e esse Papo teve direito a comidinhas. Eu fui conhecer o Kiwi Tropical da Euclides da Cunha, e conversei com Daniel Gehlen, sócio proprietário do Kiwi Tropical e Leonardo Alencar, da Impulsar Marketing Digital, responsável pelas mídias sociais da empresa. Tenho certeza que você vai sair desse Papo com vontade de passar lá.

Kiwi Tropical

Daniel, Leonardo e Larissa

Papo: Vamos começar contando a história do Kiwi Tropical.
Daniel: O Kiwi nasceu em 2011, era um quiosque voltado para sucos naturais e açaí. Depois o hambúrguer passou a fazer parte do cardápio. Eu e meu sócio fizemos a compra do Kiwi Tropical quando estava nessa etapa, e logo percebemos que lá na Afonso Pena, quando chovia ou fazia frio, o movimento acabava. Fizemos um investimento em reforma, para diminuir a perda que acontecia com as mudanças climáticas, fechamos o quiosque com vidro e colocamos uma área externa. Mudamos também o cardápio, colocamos outras opções de comida e passamos a servir bebidas alcoólicas, isso fez a gente atrair um público de happy hour. Depois dessa mudança e do investimento em mídias sociais, nosso faturamento aumentou 400%, foi surpreendente.
E então chegou o momento de montar uma filial, e aqui estamos na Euclides da Cunha, com mesmo cardápio, só que aqui é uma forma mais aconchegante e com a opção de almoço.

Papo: Como surgiu a necessidade de investir em Marketing Digital?
Daniel: Junto com a reforma, nós fizemos uma ação nas mídias sociais, no Facebook. O resultado disso foi tão grande que nós optamos por não fazer outro tipo de mídia naquele momento, porque aí o volume de pessoas poderia ser maior que a nossa capacidade de atender.

Papo: Como eram as ações?
Daniel: Nos dias de menor movimento, pensamos em fazer um trabalho diferente, com promoções. Começamos divulgando nas redes sociais, e o resultado foi tão bom que nem fizemos outro tipo de divulgação.
A campanha é de uma promoção para cada dia da semana, um dia é açaí, outro tapioca. O que a gente faz é publicar e impulsionar no Facebook, isso tem dado muito certo. A gente publica isso na noite anterior e impulsiona, então a pessoa fica vendo aquilo durante o dia todo e no fim do dia vem pro Kiwi e pede a promoção.

Kiwi TropicalPapo: E a divulgação da filial?
Leonardo: Aqui a gente precisava divulgar o almoço, então fizemos um teste, eles ficaram uma semana abertos para almoço sem divulgar no Facebook, só com o boca a boca que já estava sendo feito. Eles não tiveram movimento nenhum, no primeiro dia que saiu no Facebook, já veio gente pro almoço. Foi muito importante pra gente medir o resultado do nosso trabalho.

Papo: Por que duas fanpages?
Leonardo: São duas para separar a comunicação. Algumas promoções serão válidas só para a Euclides da Cunha, outras só para a Afonso Pena. Também facilita o contato dos clientes, às vezes eles querem falar com um dos restaurantes apenas. No caso de reclamação, ele vem direto na página do local onde o problema aconteceu.

Papo: O público costuma interagir bastante com a página?
Daniel: Sim, o que eu acho interessante é que quando um usuário acessa o Facebook, ele vai lá e marca um amigo, marca dois, acaba divulgando. Isso só a mídia social é capaz de fazer.
E tem muita interação com a página e a gente está sempre à disposição, respondendo tudo. Esse contato faz você criar um vínculo com o cliente.
Leonardo: O que acontece aqui no Kiwi Tropical que é muito legal é que, como nosso público é jovem e os proprietários têm uma visão mais aberta, a gente tem a possibilidade de brincar. As pessoas recebem isso de uma forma boa, eles falam com a página como se estivessem falando com um amigo.

Kiwi TropicalPapo: O investimento em Marketing Digital de qualidade pode ser determinante para o sucesso de uma empresa?
Leonardo: Sim. Muitas empresas vêem a mídia social como outras mídias e isso influencia a linguagem, a forma de comportamento da marca. As empresas ainda não se adaptaram ao formato digital, acabam não valorizando o trabalho de mídias sociais.
Daniel: A mídia social é barata em relação às outras mídias e você consegue escolher com quem você vai falar. As grandes empresas já investem forte. A gente está tendo sucesso com isso.

As imagens que ilustram a matéria de hoje eu “emprestei” das fanpages do Kiwi Tropical, só para te deixar com água na boca. Aliás, você pode conferir o trabalho que está sendo desenvolvido por eles: Kiwi Tropical Afonso Pena e Kiwi Tropical Euclides da Cunha.

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