Marketing Pessoal, como anda o seu?

Marketing Pessoal - Papo de Job

Como anda seu marketing pessoal? Você sabe conquistar as pessoas? Tem muita gente que ainda não entendeu a diferença que um bom marketing pessoal pode fazer na sua carreira e acaba deixando o seu talento passar em branco. Pesquisando um pouquinho sobre o tema você vê que de nada adianta ser um gênio, se você não souber como mostrar isso.

O marketing pessoal é uma ferramenta utilizada para te fazer ter uma imagem positiva, então muitas vezes é confundido apenas com manter uma boa aparência, mas ele vai bem além. Marketing pessoal reúne estratégicas para te fazer ter uma imagem segura, que inspire confiança nas pessoas com as quais você se relaciona e que, certamente, te farão chegar mais facilmente aos seus objetivos.

Pra gente pensar no tema de uma forma prática, separei algumas dicas de marketing pessoal no trabalho, que vão além dos clichês “tenha um aperto de mão firme” ou “olhe nos olhos”. Vamos ver?


Mas antes, que tal curtir as redes sociais do Papo?! Tem novidade te esperando no Facebook Instagram. Aproveita e faça sua inscrição no Canal do Papo no Youtube para ver tudo que rola no Papo de Job na TV.


1 – Não separe vida pessoal de profissional
Não tem como. Vivemos na era da informação, onde qualquer pessoa tem um veículo de comunicação na mão. Então não dá pra manter uma imagem de profissional competente durante a semana e fazer barraco na fila do supermercado no sábado… você será fotografado, filmado e a sua imagem vai pelo ralo, não importa o quão competente você seja.

Marketing Pessoal2 – Cuidado com as redes sociais
Sabemos que as redes sociais são pessoais, que “o Facebook é meu e eu posto o que quiser”. Sim, só que na hora do recrutamento, a grande maioria das empresas vai pesquisar sua vida por lá, e com certeza não vão gostar nada de te ver todo dia na balada, se envolvendo em polêmicas, nem publicando fotos sensuais. Melhor pensar bem antes de publicar.

3 – Responda e-mails
Básico né?! Mas tem muita gente que não responde, ou que demora muito tempo para fazê-lo. Isso demonstra descaso, falta de profissionalismo. E uma das coisas que tenho percebido a cada matéria do Papo, é que quanto mais atividades e mais sucesso profissional a pessoa tem, mais rapidamente ela dá retorno. Talvez o segredo esteja aí, né?!

4 – Cumprimente as pessoas
Preciso falar? Sim, preciso! Tem muita gente que não faz isso. Quando você cruza com alguém na sala de espera do médico, no elevador, na rua, ou em qualquer lugar, você precisa cumprimentar e sorrir. Não importa quem seja a pessoa, não importa o grau de importância que ela tenha naquele contexto. A gente sempre está sendo observado, então que nos observem sendo simpáticos, não é mesmo?!

5 – Não fale mal de um cliente para outro cliente
Sabe quando a manicure fala “Já chegou aquela cliente chata”? Não te dá a impressão de que ela fala o mesmo de você quando você não está perto? Então… se vale pra manicure, vale pra publicitária, pra vendedora, guarde os comentários pra você.

6 – Escreva e fale corretamente
Socorro! Um bom português é fundamental pra qualquer pessoa. No trabalho evite gírias, não fale palavras ofensivas, cuidado com a concordância e com a gramática. O Google está ai pra tirar todas as nossas dúvidas, vale dar uma consultada antes correr o risco de escrever besteira.

Eventos7 – Relacione-se
Sabe o quanto é importante participar de eventos, palestras, aulas? Esteja perto de pessoas que você admira, faça contato, fique atento às oportunidades, faça as pessoas te conhecerem, converse, seja gentil. Um bom relacionamento abre portas!

8 – Aprenda sempre!
Para ter um bom relacionamento você precisa ser uma pessoa interessante e para ser interessante, você tem que ter conteúdo. Leia, faça cursos, pesquise, participe de rodadas de bate-papo. Leia sobre diversos assuntos, não apenas relacionados ao seu meio. Quando for ter uma reunião com alguém que não conhece, pesquise sobre a pessoa, saiba quem ela é, que tipo de trabalho desenvolve. Isso gera empatia logo de cara.

9 – Cuide da sua aparência
Deixei essa por último, pra fazer um desabafo: alguém, em algum momento, inventou que os publicitários precisam ser desarrumados, desleixados. Eu não sei qual é a intensão, mas o cliente pensa assim “se esse moço não cuida nem da imagem dele, como vai cuidar da imagem da minha empresa”? Eu não estou aqui para dizer que você tem que se vestir de um jeito ou de outro, mas é preciso acender um alerta de que uma boa imagem pessoal, dispensa o tempo que você perde tentando convencer o cliente de que o seu trabalho é melhor que sua aparência.

Anotou todas as dicas? Se você gosta do tema e tem consciência do quando o Marketing Pessoal é importante, tem muitos cursos que abordam esse assunto. Faça uma pesquisa e encontre o melhor pra você.

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