Marketing Regionalizado: estratégia de sucesso

Parece uma contradição, mas como Gustavo Carrer já nos disse aqui, o mundo globalizado, que não tem barreiras graças à internet, revela pessoas que querem se identificar regionalmente com uma marca. Nós, que fazemos compras online na China, também queremos ser chamados pelo nome e ter atenção individualizada nos lugares que frequentamos, sejam lojas, bares ou instituições financeiras.
As grandes empresas já entenderam a necessidade de se aproximar do público e nos apresentam ações de marketing regionalizado. Respeitando e destacando as características, cultura e costumes de cada local.

Para falar sobre esse assunto na prática, conversei Thiago Pires, que comanda um exemplo de sucesso em Marketing Regionalizado em Mato Grosso do Sul: o Sicredi. A cooperativa atua em onze estados e consegue se identificar tão bem com cada região que até parece que ele nasceu em cada uma delas.

Thiago é Gerente de Comunicação do Sicredi Brasil Central que atua nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins e está no comando da Campanha “Poupar no Sicredi é Tudo de Bom”, que tem a essência sul-mato-grossense.

Thiago Pires

Thiago Pires – Sicredi

Papo: Mesmo sendo anunciante nacional, o Sicredi tem forte identidade local em cada praça em que atua. A que você atribui isso?
Thiago: À presença de profissionais locais, que entendem a dinâmica das regiões em que o Sicredi atua. São as pessoas envolvidas no processo que fazem a diferença.
A comunicação deve atender o interesse dos sócios e futuros associados e ter uma comunicação local é parte integrante da estratégia, falar e ser entendido é uma premissa na comunicação do Sicredi desde o início da atuação como sistema.

Papo: Como é construída a identidade local em Mato Grosso do Sul?
Thiago: Estar presente, ter contato regional em eventos, participar de datas comemorativas importantes para os habitantes, usar um diálogo aberto e franco com a população, mostrando nossos diferenciais, ao invés de apenas vender produtos financeiros, é um foco perene na comunicação do Sicredi.

Papo: A Campanha “Poupar no Sicredi é Tudo de Bom” utiliza artistas regionais: Jads e Jadson. Já é possível mensurar a aceitação do público?
Thiago: Quando falamos de Mato Grosso do Sul, temos de perceber a vocação deste público. Hoje nossa maior abrangência está no interior, onde temos mais de 50 unidades e o principal veículo de comunicação é o rádio. Quando optamos por artistas regionais com penetração nacional é pelo fato de eles serem sócios usuários do Sicredi, entenderem o que é o Sicredi e, acima de tudo, por falarem com o veículo que mais acompanha nosso sócio no interior. A música neste caso foi o grande diferencial. Já para a TV aproveitamos que eles possuem um perfil amigo e despojado, e utilizamos pela primeira vez o humor, acredito que estamos chegando em nosso objetivo, já nos negócios, estou contente com o resultado, estamos produzindo acima do mercado financeiro.

Papo: Além de mídia offline, a campanha tem um desdobramento digital, com anúncios em sites de notícia e mídias sociais. Como estratégias online podem colaborar na aproximação com o público local?
Thiago: Estamos conectados, isso é fato. O relacionamento nas redes sociais é fundamental, as redes são grandes cooperativas, onde podemos dividir conhecimento e expor nossas realidades, nelas somos atores e comandantes de nosso destino digital, uma empresa como o Sicredi deve estar onde seu sócio está. Já a escolha de sites com conteúdo regional, nos permite levar a comunicação a mais pessoas, as oportunidades linkadas com vários temas. Neste momento é a campanha Poupar no Sicredi, mas o principal foco é mostrar a todos que são clientes bancários que eles tem oportunidade, tem alternativa, uma instituição cooperativa, o Sicredi.

Papo: O que podemos esperar da comunicação do Sicredi para 2015?
Thiago: No primeiro semestre vamos terminar o movimento Poupar, e no segundo pretendemos criar um movimento institucional, mostrando nosso diferencial competitivo: os associados.

Papo: Como é o desafio de criar uma comunicação regional para MS, morando agora em outro estado?
Thiago: Sou sul-mato-grossense, então conheço um pouco sobre nossa cultura e necessidades, procuro me atualizar constantemente, tenho o desafio de estar presente todo mês no estado. Assim acredito que não vou me afastar de nossa identidade.

Vamos ver juntos um dos filmes estrelados por Jads e Jadson na Campanha “Poupar no Sicredi é Tudo de Bom”? Eu adorei!

Você pode gostar...