Pex abre as portas para alunos da UCDB e pro Papo

Visita Gráfica Pex

Eu fui convidada pela Gráfica Pex para acompanhar a visita técnica dos alunos do Curso de Design Gráfico da UCDB à gráfica. A Pex abre as portas pra mostrar o funcionamento de uma gráfica, a diferença entre a impressão digital e offset. Essa iniciativa abre os horizontes para tantas oportunidades que a gráfica oferece.
Quem está à frente do projeto é Renato Tanaka, que além de dar toda atenção para os alunos, bateu um papo comigo. Olha só.

 

Equipe Pex e Papo de Job

Equipe Pex e Papo de Job

Papo: Como surgiu a ideia de abrir as portas da gráfica pros alunos?
Renato: Inicialmente, a Gráfica Pex era convidada para participar de cursos e palestras que aconteciam nas Universidades. Quando inauguramos o prédio novo, em 2011, sugerimos que as turmas viessem na empresa para conhecer o funcionamento na prática, o que facilita o entendimento e responde as dúvidas com exemplos.

Papo: A Pex realiza essa ação frequentemente? Com quais cursos?
Renato: As solicitações partem dos cursos que entram em contato com a Pex e marcam uma data mais conveniente. O projeto começou nas Universidades com os cursos de Publicidade e Propaganda e Design, mas já se expandiu e atendemos também os cursos técnicos na área de comunicação visual.

Papo: Qual o objetivo do projeto?
Renato: As visitas técnicas têm como objetivo levar um entendimento do processo da impressão gráfica, da diferença entre digital e offset e das possibilidades e características de cada uma delas na prática. Quando o profissional começa a ter esse conhecimento, ainda no período acadêmico, ele terá mais chances de desenvolver melhores trabalhos, sabendo adequá-los para cada tipo de impressão, cliente e situação.

Papo: Essa ação também é estendida a profissionais que já estão no mercado ou é exclusiva pra alunos?
Renato: A Pex também abre as portas para as agências que estão no mercado e trabalham conosco. Já recebemos visitas de várias agências que vieram conhecer todas as nossas alternativas e possibilidades. Ficamos muito felizes em receber alunos e profissionais na Pex.

Professor Elton Tamiozzo

Professor Elton Tamiozzo – UCDB

Os alunos foram acompanhados pelo professor Elton Tamiozzo, “conhecer os processos de impressão é importante para os alunos por alguns motivos: No desenvolvimento de peças gráficas, conhecer possibilidades de impressão e materiais fazer com que a peça fique mais atrativa. Conhecer a gráfica evita erros de impressão, como cores diferentes do aprovado pelo cliente, por exemplo, e permite a otimização da verba. A ideia da visita é também mostrar ao vivo alguns tipos de impressão que eles vêem em sala de aula, na teoria”.

Eu adorei a visita. Parabéns, professor Elton, por ir além da sala de aula e mostrar o trabalho na prática. Parabéns Pex, por incentivar a melhoria do mercado, com a abertura com os alunos e profissionais.

 

Você pode gostar...