Projeto Empreendendo: Trabalhando por um mundo melhor

Empreendendo Papo de Job

Há uns dias eu fui chamada por uma amiga querida para participar em um projeto no qual ela ia dar aula. Foi então que conheci e fiquei fã do Empreendendo! Sabe quando o discurso por um mundo melhor arregaça as mangas e começa a trabalhar pra isso acontecer de verdade?! Pois é, esse é o Empreendendo. Um projeto no qual gente doa o seu tempo para cuidar de gente. Vem conhecer e se inspirar!
O Empreendendo é um projeto social, que desenvolve o empreendedorismo em jovens de escola pública através de aulas, atividades práticas e depoimentos de empreendedores de sucesso. Os alunos que se destacam são premiados com notebooks, bolsas em universidades e cursos de inglês e profissionalizantes. Quem está à frente de tudo isso é Alexandre Henrique Souza e hoje ele conta pra gente o que é o Empreendendo.


Mas antes, que tal curtir as redes sociais do Papo?! Estou te esperando cheia de novidades no Facebook e no Instagram. Aproveita e faça sua inscrição no Canal do Papo no Youtube para acompanhar todos os convidados do Papo de Job na TV.


Papo: Como surgiu o Empreendendo?
Alexandre: Nasceu em 2012 no Paraná, após eu ter feito um intercâmbio na Índia e ter voltado com esta ideia de algo social após executar alguns trabalhos voluntários por lá. Logo que cheguei vi uma notícia nos jornais sobre o líder do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, de apelido Matemático, ter sido assassinado por um policial que estava num helicóptero. Pensei em quanto este rapaz deveria ser inteligente, para ter este apelido e ser líder neste mercado que deve ser muito competitivo.
O Empreendendo surgiu inicialmente com o objetivo de prevenir que outros Matemáticos surjam, buscando jovens que vivem em áreas de risco, com capacidade de liderança e com raciocínio lógico desenvolvido. Ao capacitá-los e mostrar a eles oportunidades de desenvolver seu potencial no mercado, acreditamos que possam ser multiplicadores, levando a mensagem a familiares e amigos,  gerando valor, renda e empregos com seus negócios.

Alexandre Henrique Souza - Empreendendo - Papo de Job

Alexandre Henrique Souza – Empreendendo

Papo: Como os jovens são selecionados para participar?
Alexandre: Eles preenchem uma ficha em nosso site, na sequência fazem provas de português, matemática e conhecimentos gerais e depois passam por uma entrevista. Selecionamos aqueles que estão mais comprometidos.

Papo: Como está sendo o desenvolvimento em Campo Grande?
Alexandre: Eu em mudei ano passado para cá, e realizamos a primeira turma no SENAC. Estamos na segunda turma em Campo Grande, e este ano as aulas ocorrem na UFMS aos sábados pela manhã até o dia 25 de junho. O coquetel de formatura será no dia 30.

Papo: Como é definido o conteúdo das aulas?
Alexandre: O conteúdo é definido com base em referências para que eles consigam empreender saindo do zero. Aulas de marketing, publicidade, redes sociais, canvas plano de negócios, técnicas de vendas, educação financeira, recursos humanos, entre outros fazem parte do currículo. Procuramos trazer profissionais que falem a língua deles e estejam antenados com as novidades. Já tivemos uma aula com um rapper que passou sua mensagem através de rimas.

Papo: Quem são os professores?
Alexandre: Professores voluntários da UFMS, IPOG e de outras instituições, além de empreendedores referências em suas áreas.

Papo: O projeto tem algum fim lucrativo?
Alexandre: O Empreendendo não tem fins lucrativos e funciona no modelo presencial. Estamos criando a Startup Social que é uma evolução do Empreendendo, onde vamos ensinar como criar um Negócio Social através de treinamentos on-line. Todo aluno que se matricular no Startup Social poderá escolher uma escola pública para receber o conteúdo e a metodologia do Empreendendono formato EAD gratuitamente. Acreditamos que o modelo do Negócio Social permite que o empreendedor dedique 100% do seu tempo e sua energia à causa que apoia, conseguindo impactar mais profundamente, muito mais pessoas, sendo também uma oportunidade nova de carreira, e uma alternativa de profissionalização para ONGs. Para mais informações é só acessar startupsocial.com.br.

Eu adorei, participei e quero participar muito mais. E você? Vamos junto?

 

Você pode gostar...