Querido no mercado, Mauricio Andreoli, do SBT MS, em Papo exclusivo

Mauricio Andreoli

Com um sorriso no rosto e um café delicioso, assim fui recebida no SBT MS, para falar com Mauricio Andreoli, Gerente Comercial, há um ano e meio. Dizer que ele é competente nem é necessário, todo o mercado sabe disso. O que me chamou atenção no Mauricio, foi o jeito suave e a gentileza com que trata de assuntos sérios.
Nosso Papo foi sobre o mercado e carreira. Tenho certeza que você vai adorar cada trechinho dessa conversa. Olha só:

Papo: Como é sua história na comunicação?
Mauricio: Minha história na comunicação teve início no ano de 2000 quando fui contratado pela TV Guanandi, para o cargo de atendimento comercial. Confesso que no início foi muito difícil, levei um certo tempo para formar uma boa carteira de clientes. Na época, televisão era novidade para mim, resolvi acreditar no negócio e investir em qualificação profissional, voltei para a universidade, cursei Comunicação Social – Rádio e TV, posteriormente me especializei em produção áudio visual. Hoje, continuo buscando conhecimento através da leitura, pesquisa sobre mercado, publicidade e propaganda.
De lá para cá, conquistei meu espaço com trabalho e dedicação, fui promovido ao cargo de supervisor comercial e depois gerente comercial da TV Guanandi. Em março de 2014, veio o convite para assumir o departamento comercial do SBT MS.

Mauricio Andreoli

Salvador Sandim, Mauricio e Danilo Gentili

Papo: Como foi migrar da TV Guanandi para o SBT? Qual a diferença entre os desafios?
Mauricio: Foi um grande desafio, estava há 14 anos na TV Guanandi, conhecia cada detalhe da emissora, conhecia as pessoas por nome e sobrenome, conhecia o sistema de trabalho da emissora e o da rede. Participei da criação de praticamente todos os programas, criação de departamentos, tinha um relacionamento íntimo com a emissora, além de ter feito muitos amigos. De repente, tudo novo, nova equipe, nova sala, a mudança costuma assustar um pouco, mas sou apaixonado por desafios, amo televisão, foi questão de tempo para me acostumar, posso afirmar que muito pouco tempo. Fui muito bem recebido, conheci profissionais maravilhosos, competentes e com muita vontade de trabalhar. Foi um grande salto na minha vida profissional, estou muito feliz com tudo. Sempre será um grande desafio, independente de onde eu esteja, encaro tudo com muita seriedade e muita paixão. Vou fazer a coisa acontecer!

Papo: O SBT MS, antes se chamava TV Campo Grande, por que o nome mudou?
Mauricio: Em 2011, quando o Salvador Sandim assumiu a direção geral da emissora resolveu mudar o nome fantasia da TV, achei a decisão acertada, pois chamar uma emissora que abrange o estado todo pelo nome de apenas uma cidade soa estranho, então ela foi rebatizada e passou a ser chamada de “SBT MS”, trazendo o nome da Rede, que deu a dimensão de sua grandeza e contemplou o estado de Mato Grosso do Sul, até por que é a emissora com maior cobertura do estado (sinal único).

Papo: Quais os impactos e benefícios disso?
Mauricio: Acredito que o nome SBT MS já diz tudo, pois aliou uma das marcas mais fortes e valorizadas do país ao nome do nosso estado. O respeito, a credibilidade e a força da marca já diz o que somos e para que viemos.

Papo: Como você acredita que o SBT MS é visto pelo mercado de agências e anunciantes?
Mauricio: Difícil responder a esta pergunta, prefiro dizer como gostaríamos de ser vistos pelo mercado publicitário como uma emissora parceira, que faz de tudo para que os parceiros tenham êxito nos negócios fechados com o SBT MS, uma empresa que busca parcerias sólidas e investe muito nisso. Uma emissora isenta, independente e que tem como missão levar informação, entretenimento e a verdade sempre.

Papo: O SBT MS cresceu consideravelmente em audiência, mesmo com pouco acesso aos números de pesquisas, é sabido que a programação local da emissora se destaca. A que se deve esse resultado?
Mauricio: O SBT MS é sem dúvida uma das emissoras que mais investe em programação local, hoje temos nove programas regionais em nossa grade de programação, são programas com alto padrão de qualidade que falam a linguagem do nosso povo, mostrando a nossa cultura, ou seja, temos uma identidade muito forte com o nosso telespectador e isso reflete em nossos índices de audiência em todo o estado.

Papo: O fato do SBT sempre ter sido um canal desenhado para a classe C, e nos últimos anos esse público ter conquistado mais poder de consumo, é uma vantagem considerável para vocês aqui no MS?
Mauricio: Na verdade a classe C é a classe predominante em nosso pais, quem está com ela está com tudo pois é a classe que movimenta nossa economia, dita as regras, elege nossos governantes, faz nosso país crescer.

Papo: Como você vê hoje a relação do SBT MS com o público?
Mauricio: De muita intimidade, falamos a linguagem que o povo entende, a nossa programação é feita para a família, abrange todas as faixas etárias, com programas para todos os públicos.

Mauricio Andreoli

Salvador Sandim, Ratinho e Mauricio

Papo: Sua equipe comercial, nos bastidores do mercado, é tida como altamente simpática e dedicada, tanto às agências quanto aos anunciantes diretos. Isso é um perfil que você busca para formar equipe ou algo que você treina neles?
Mauricio: Não buscamos no mercado apenas clientes, buscamos parceiros comerciais e em uma parceria saudável é importante que o negócio seja bom para os dois lados. A equipe comercial do SBT MS é consciente disso e se preocupa muito com os resultados de todos os nossos parceiros. Independente da verba investida, nos preocupamos em atender bem e em cada detalhe dos negócios realizados entre as partes. A forma como somos vistos é reflexo da forma que tratamos nossos parceiros, com muito respeito.

Papo: Como é para você, saber que sua equipe, pelos comentários do mercado, é uma das mais bem recebidas nas agências e anunciantes?
Mauricio: Vejo isso com muita felicidade e satisfação. O SBT MS busca isso, uma aproximação com o mercado, nossa equipe trabalha com muita dedicação, temos profissionais altamente qualificados e éticos, isso conta muito a nosso favor. Nosso cliente está sempre em primeiro lugar!

Papo: Você acredita que o segredo do crescimento do SBT MS nos últimos anos deve-se à sua programação ou à prática comercial alinhada com a realidade dos anunciantes locais?
Mauricio: Seria correto afirmar que é a soma de vários fatores. Uma programação de qualidade, voltada para a família, aliada a práticas comerciais agressivas e flexíveis, além de muito trabalho, dedicação e determinação. É com muita convicção que afirmo que nada supera os três últimos fatores – trabalho, dedicação e determinação. Sem isso não adiantaria ter os outros fatores.

Papo: Quais são os maiores incentivos que sua equipe recebe para superação contínua?
Mauricio: Acredito que a força vem de cada um, a vontade de cada integrante da equipe é impressionante, a garra, a determinação e a superação deles é incrível. Tenho muito orgulho de fazer parte desse time. Na verdade, eles sempre superam minhas expectativas.

Papo: Uma pergunta difícil: qual a visão que sua equipe tem sobre você?
Mauricio: Realmente difícil de responder, prefiro dizer como gostaria que me vissem. Gostaria de ser visto como um integrante da equipe, que está sempre aprendendo e pronto para ajudar, um cara que procura ser justo e correto nas suas atitudes e que eles tenham a certeza de que estaremos juntos nas derrotas e nas vitórias, dividindo sempre os méritos de cada conquista.

Papo: Quais os planos da emissora, agora que completa 35 anos?
Mauricio: Muitas surpresas, novidades, estreias, novos programas, reformulações. Estaremos aproveitando a comemoração do aniversário de 35 anos para realizar o maior projeto solidário da história do estado, o SBT MS do Bem e muitas outras coisas que vão agitar o mercado publicitário, mas são surpresas e infelizmente não posso adiantar nada. A partir de setembro revelaremos aos poucos o que vai acontecer, adianto que vem muita coisa boa por aí.

O Papo promete descobrir tudo e contar pra vocês em primeira mão!
É muito bom encontrar profissionais competentes com muita experiência no mercado e a humildade de quem está só começando. Parabéns SBT MS por ter Mauricio Andreoli à frente de sua equipe comercial!

Você pode gostar...