Rádio Z: O lado social da comunicação da UCDB

Rádio Z

Poder falar de coisa boa é uma das alegrias que o Papo me proporciona. Fiz uma visita que me deixou muito emocionada, fui conhecer um projeto da UCDB que é pra deixar alunos, professores e toda a sociedade orgulhosos, a Rádio Z.

O projeto é conduzido por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UCDB, em parceira com a Associação Pestalozzi e coordenado pela Professora Dra. Claudia Ruas e pelo Professor Thiago Müller. Eu achei a Rádio Z incrível, fiquei muito feliz em saber que esse projeto existe e com vontade de compartilhar com todo mundo.

A Rádio Z foi criada pela professora Claudia, que é apaixonada por rádio. Segundo ela, “o rádio é um meio de comunicação popular, conhecedor do poder da  palavra e tem um valor indiscutível na formação, modificação e criação de novos hábitos de uma comunidade, em função de características peculiares ao meio, pelo alcance, forma de comunicar acessível a todos os públicos. A missão do rádio é  educar, informar e entreter, que associada à transmissão de um conteúdo diferenciado e criativo,  tem o poder de se transformar em uma ferramenta educativa para o exercício pleno da cidadania e para o processo de conscientização individual e coletiva”.

Como funciona a Rádio Z?

Letícia, Professora Claudia e Ed Ádan

Letícia, Professora Claudia e Ed Ádan

Dois alunos da UCDB são os desenvolvedores, Letícia Favero França e Ed Ádan Ribeiro Souza . Eles recebem os alunos da Associação Pestalozzi, com necessidades especiais, para gravar drops para rádio com conteúdo educativo e cultural, como dicas de saúde e bem-estar.

Eu acompanhei uma gravação e ela é feita de um jeito lindo. A Letícia dita o texto, palavra por palavra e cada participante faz a gravação do texto ditado. É um trabalho que leva bastante tempo e que precisa ser corrigido várias vezes. Na edição, feita por Ed Ádan, é retirada a voz da Letícia, ficando apenas a voz dos alunos da Pestalozzi. Trabalho que exige paciência e carinho.

O material pronto é distribuído para as rádios comunitárias.

E quais os resultados?

Os resultados são surpreendentes e vão muito além de um spot gravado, o áudio é distribuído para as rádios comunitárias e isso engaja a comunidade. O trabalho individual, feito com cada aluno, também gera grandes resultados. Alguns chegaram lá sem sequer conseguir falar direito e hoje evoluíram muito, aconteceu até o caso de um aluno da Pestalozzi ser convidado para trabalhar em uma rádio. Você consegue imaginar? O aluno chega lá sem conseguir pronunciar corretamente as palavras e sai de lá convidado para trabalhar em uma rádio. É sensacional!

Papo na Rádio Z

Alegria na Rádio Z

Para a UCDB , a Rádio Z também traz benefícios, a Universidade ganha maior visibilidade, como uma Universidade Comunitária.

Os alunos que participam do projeto, recebem a maior gratificação que é poder contribuir na evolução da comunidade e inclusão social. Mas também têm benefícios em sala de aula, eles conseguem aplicar a teoria na prática. Aos acadêmicos cabe a criação, elaboração, desenvolvimento e execução dos programas, a pesquisa de conteúdos educativos, estimulando sua produção acadêmica e a criatividade.

A Rádio Z é um projeto lindo e todo mundo deveria conhecer. Eu adorei passar uma tarde conhecendo os participantes. A alegria que cada aluno da Pestalozzi sente ao estar lá e contagiante. Parabéns UCDB! Parabéns Professora Claudia! Parabéns Ed Ádan e Letícia!

Agora ouçam alguns dos spots.

CONSUMO DE ÁGUA

 

BOA ALIMENTAÇÃO

Você pode gostar...