Registro de marca? O Portal Marca e Patente tira suas dúvidas

Registro de marca

Você sabe a importância de registrar a sua marca? Sabia que tem muita empresa encontrando outras com o mesmo nome nas redes sociais? Quer saber como garantir que a sua não passe por isso? Te conto tudo agora.


Mas antes lembra de curtir as redes sociais do Papo Facebook, Instagram Canal do Papo no Youtube! Pra você acompanhar tudo que rola no Papo de Job na TV. 😉


Já imaginou a situação: você decide posicionar on-line sua empresa, criando redes sociais para conversar com este público que está cada vez maior e mais ativo, mas se depara com o nome já sendo utilizado? Ou pior, os clientes te mandam reclamações sobre serviços ou produtos de empresas com o mesmo nome ou com nome semelhante à sua. Difícil, né?!

Equipe Portal Marca e Patente - Publicidade MS

Equipe Portal Marca e Patente

O registro da marca, evita situações como essas. Num Papo com o Portal Marca e Patente, eu conheci algumas histórias de empresas que enfrentam essas dificuldades ao tentar criar perfis em redes sociais. Outro problema frequentemente encontrado são os de marcas que utilizam o mesmo domínio, uma .COM.BR e outra .COM, isso gera conflito e o cliente acaba ficando confuso ao pesquisar por elas na internet.

Para se ter exclusividade sobre o nome de um serviço, produto ou logo, a marca precisa ser registrada. Nós já falamos aqui no Papo sobre como fazer o registro e temos uma novidade: agora você pode fazer a consulta da marca sozinho, com apenas alguns cliques.

O Portal Marca e Patente facilitou a consulta de registro. Hoje, clicando no link portalmarcaepatente.com.br/consulta/ você consegue saber se uma marca está com o processo de registro aberto, de forma rápida e gratuita.

O Portal Marca e Patente é pioneiro em oferecer esse autosserviço, além é claro, de continuar disponibilizando consultores para sanar todas as dúvidas que possam surgir nas consultas. Legal, né? Eu aproveitei para fazer duas perguntas frequentes sobre o registro de marcas. Olha só:

Papo: O que fazer ao se deparar com outra empresa usando o mesmo nome da sua?
Portal: O empreendedor que possui o registro da marca poderá recorrer judicialmente para que o uso indevido de sua marca seja cessado imediatamente e, em alguns casos, obter o ressarcimento dos prejuízos causados.

Papo: Posso cadastrar um nome fantasia? Como devo proceder?
Portal:
Sim, a qualquer momento o MEI pode cadastrar um nome fantasia. O nome fantasia é cadastrado através do Portal do Empreendedor, no menu, alteração de dados cadastrais.  É importante atentar-se para as regras do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual – INPI, que é o órgão que faz o registro de marcas. O simples cadastro do nome fantasia na Junta Comercial não dá direito ao uso, caso ele seja registrado como marca por outra empresa. Para registrar o nome fantasia que usa como marca, acesse o site do Portal Marca & Patente: www.portalmarcaepatente.com.br.


Portal Marca e PatenteVamos ver agora o que uma empresa que já está em processo de registro de marca, tem a dizer sobre esse tema tão importante? Anísio Duarte e Márcia Martins Schmaedecke são proprietários da marca Amendo Lovers.

Papo: Como sua empresa identificou a importância do registro de sua marca?
Amendo Lovers:
Na nossa opinião a marca é um dos principais ativos de uma empresa. A necessidade do registro assegura-nos o direito de uso exclusivo dela, bem como, evita possíveis problemas jurídicos para a empresa.

Amendo Lovers - Portal Marca e Patente

Márcia Schmaedecke – Amendo Lovers

Amendo Lovers - Portal Marca e Patente

Anísio Duarte – Amendo Lovers

Papo: Como foi se deparar com outra empresa notificando pelo uso de uma marca semelhante? Como a situação foi resolvida?
Amendo Lovers:
Para nós foi uma surpresa, pois não tínhamos experiência nesse tipo de situação. Quando definimos pela marca Amendo Lovers, pensamos em algo alegre, que tivesse empatia com nosso consumidor.
Nossa principal preocupação era formalização para evitar problemas futuros e assegurar que esta marca era nossa.
Quando nos deparamos com a notificação, logo trocando informações com o Portal Marcas e Patentes,  tivemos total suporte no recurso encaminhado para o reclamante.

Papo: Qual foi a importância do Portal Marcas e Patentes nesse processo?
Amendo Lovers:
Com o  apoio do Portal Marcas e Patentes, a Amendo Lovers estava protegida e a certeza de que a notificação não possuía fundamento jurídico.

Viu como esse assunto é importante?! Você já registrou sua marca, né?! Se precisar de ajuda, é só consultar o Portal Marca e Patente, que a equipe está sempre pronta a te ajudar.

 

Você pode gostar...