Retrospectiva do Papo: Ricardo Pastore, a ESPM e o varejo

Ricardo Pastore - ESPM
Retrospectiva do Papo

Teve muito profissional de sucesso compartilhando conhecimentos com a gente aqui no Papo. Hoje a Retrospectiva do Papo tem o prazer de compartilhar uma conversa com Ricardo Pastore, coordenador e Professor do Núcleo de Estudos do Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – SP, fundador do Retail Lab – laboratório experimental de varejo da ESPM. Vamos rever?


Antes de começar, tenho uma perguntinha: você já acompanha o Papo nas redes sociais? Não deixe de seguir toda elas, tem sempre novidades no Facebook, Instagram, Linkedin e o canal do Youtube.


Pastore acumula 30 anos de carreira em varejo, sendo 20 em empresas varejistas tais como Pão de Açúcar, Makro e Saraiva Megastore, atuando como Diretor Geral, Diretor Comercial, Gerente Comercial e Gerente de Vendas e 10 anos como consultor e acadêmico.
Doutorando, Mestre em Gestão de Negócios de Varejo, Pós-Graduado em Marketing (ESPM) e Economista de formação.
Professor de Marketing de Varejo, Gestão de Vendas e Trade Marketing em cursos de MBA e de Educação Corporativa. Consultor, palestrante e conselheiro de empresas.

Com um currículo desses, a qualidade do papo fica garantida. E você acompanha tudo a seguir.

Papo: Propaganda continua sendo a alma do negócio para o varejo?
Pastore: Propaganda promocional é a principal arma do varejista para se comunicar com o mercado. A estratégia continua sendo a mesma, motivar o consumidor a ir até a loja em busca de produtos com preços baixos e realizar vendas adicionais por meio de influências planejadas em diversos pontos de contato existentes na loja.

Papo: Lojas de rua x Shoppings. Para onde está pendendo a tendência de melhores negócios para lojistas e consumidores?
Pastore: Os shoppings exercem grande poder de atração e conseguem levar muitos consumidores às lojas ali instaladas, unindo conforto, segurança, conveniência, sofisticação, etc. As lojas de rua possuem a vantagem de estarem mais próximas dos seus clientes, em endereços de maior conveniência, porém sofrem com o caos urbano, como falta de segurança e dificuldade para estacionamento. Como o mercado de consumo no Brasil tem grande potencial de expansão, os shoppings no momento se expandem mais rapidamente, mas as ruas também podem oferecer excelentes condições para os lojistas, mas para isso são necessários projetos de revitalização urbana, criação de novas ruas de comércio, enfim o tão falado gap da infraestrutura brasileira aparece aqui também.

Ricardo Pastore - NRF - ESPM

Pastore é presença constante nas maiores feiras de varejo do mundo, como a NRF, em NY.

Papo: Você é um inquieto estudioso de varejo, que viaja o mundo acompanhando as tendências. Quais os próximos capítulos que viveremos no Brasil nesse segmento?
Pastore: Ao mesmo tempo em que o varejo brasileiro olha para as novidades tecnológicas, ainda lida com limites de gestão. Há muitas empresas com baixo nível de profissionalização e de governança, o que as colocam em um patamar de competitividade inferior, consequentemente, adiando seu desenvolvimento. O segmento precisa investir em inovação, unir tecnologia online com varejo físico e utilizar esse processo também para aprimorar a sua gestão, não há como fugir destas duas frentes de trabalho.

Papo: O Retail Lab da ESPM é fantástico para quem ama o varejo. Como nasceu esse projeto que merece visita de todo profissional de comunicação?

Ricardo Pastore - EuroShop

Pastore e comitiva, na EuroShop, na Alemanha

Pastore: O Retail Lab foi uma concepção dos Professores Francisco Gracioso, ex-presidente e atual conselheiro da ESPM e do Professor Carlos Monteiro, já falecido, ex-diretor geral da Pós-Graduação. Fui convidado a participar deste momento de concepção, auxiliando na definição de diversas dúvidas. Em seguida, desenvolvi o projeto com a Professora Heloisa Omine, um dos grandes nome da nossa instituição, tendo em vista unir diversos formatos em um só. Assim nasceu o Retail Lab que está prestes a completar 10 anos de existência. (Veja a galeria de fotos ao final)

Papo: Você é um dos professores da ESPM que mais conseguem gerar paixão pelo varejo em seus alunos. Como você se vê nesse papel?
Pastore: Eu simplesmente passo aquilo que aprendi e que continuo aprendendo. Formamos líderes e para isso, temos que formar visão em quem aprende conosco, ao mesmo tempo em que utilizamos as bibliografias mais atuais e métodos de ensino que melhoram a produtividade das aulas e do processo de aprendizagem.

Curso de Férias

Curso de Férias – ESPM

Papo: Os cursos de férias da ESPM são sempre uma grande oportunidade de atualização, com muitas opções a custos mais viáveis, para quem mora em outras cidades e estados. Qual o seu melhor apelo para convidar os profissionais a abraçarem essas oportunidades?
Pastore: Eu gosto muito dos cursos de férias, vem gente do Brasil inteiro, a sala se torna uma grande oportunidade para novos relacionamentos profissionais e pessoais. As aulas ficam muito dinâmicas, ocorrem todas as noites em apenas uma semana, portanto, em um curto espaço de tempo, conseguimos promover excelente upgrade na formação dos nossos alunos.

Papo: Para quem quer trabalhar comunicação de varejo o caminho de qualificação é árduo e exige atualização constante, mas qual deve ser o ponto de partida?
Pastore: Trabalhar com comunicação de varejo é muito gratificante e abre portas para grandes oportunidades profissionais. Deve haver predisposição para lidar com coisas novas que ainda não foram utilizadas muitas vezes por aqueles que lideram os novos profissionais. Novas plataformas tecnológicas permitem agilidade, redução de custos e excelentes resultados na produção de peças promocionais por exemplo. A tecnologia está revolucionando o setor e isso vai fazer com que as empresas aumentem a sua presença na comunicação de varejo, provocando assim maiores oportunidades para profissionais com boa formação. Escolha empresas que valorizam a formação profissional, que ensinam e que oferecem oportunidades de crescimento interno.

 

[huge_it_gallery id=”17″]

Você pode gostar...