Retrospectiva do Papo – Varejo com Gustavo Carrer

Retrospectiva do Papo

Fim de ano é época de pensar no que foi bom e planejar o que fará diferente no próximo ano. Não é mesmo?
Tem gente que tira férias, gente que trabalha muito mais nesse período e gente que aproveita para se preparar, atualizar seus conhecimentos.
Para esses últimos preparei uma Retrospectiva do Papo, trazendo os grandes nomes que passaram por aqui em 2015, assim, quem não viu, tem a oportunidade de ver e você que acompanhou o Papo todinho, pode relembrar. Legal, né?!


Antes de começar, tenho uma perguntinha: você já acompanha o Papo nas redes sociais? Não deixe de seguir to

Gustavo Carrer

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Hoje o Papo a ser relembrado é sobre varejo, o Papo de Job teve hoje o imenso prazer de falar com um dos maiores consultores de varejo do Brasil. Gustavo Carrer é consultor de marketing e palestrante com mais de 20 anos de experiência em empresas brasileiras e multinacionais. Criador e coordenador do Programa Comércio Varejista do Sebrae de São Paulo. Consultor da série Mãe S/A do Fantástico da TV Globo e do Mundo S/A da Globo News, lidera missões técnicas para NRF Retail’s Big Show nos EUA, desde 2012, e integra o time de palestrantes da Escola de Vendedores.

Papo: Quais os grandes desafios que o varejo irá trazer nessa dinâmica de mercado?
Gustavo Carrer: Os hábitos dos consumidores mudaram muito com a facilidade de acesso à tecnologia. Os dispositivos móveis e as mídias sociais são grandes influenciadores desta mudança. Hoje, antes de chegar à loja ou até mesmo dentro dela, um consumidor pode pesquisar todas as informações e preços dos produtos. Outro exemplo claro de influência da tecnologia na hora da compra são as mídias sociais: são as blogueiras que ditam moda e padrão de comportamento para um público que consome fielmente todas as informações.

O varejo precisa se adaptar ao mundo social e de tecnologia. O negócio precisa ser desenhado sabendo que o consumidor tem acesso a todas essas informações. Há pouco tempo, quando se pensava em comprar um produto, era comum ligar na loja para saber o preço. Hoje as lojas precisam ir atrás do consumidor e, um grande facilitador desse processo é o WhatsApp.

Papo: Como empresas locais podem se destacar e ter sucesso numa concorrência tão globalizada?
Gustavo Carrer: A internet popularizou um tipo de compra que antes era privilégio só para algumas pessoas: a compra de artigos importados. Hoje qualquer pessoa pode fazer encomendas de produtos de qualquer lugar do mundo.

Porém, contrariando esta grande tendência de globalização, o mesmo cliente que é antenado e faz compras na China usando a internet, também quer reconhecer os produtos locais. Quer ir a lojas de bairro. Grandes redes de supermercado como Carrefour e Extra já se atentaram para essa necessidade e investiram em versões menores, o Carrefour Bairro e Minimercado Extra.

Papo: Que mudanças deve sofrer o atual formato de comunicação das empresas com o público?
Gustavo Carrer: O pequeno varejo precisa estar próximo ao público da sua região para conseguir manter-se posicionado na cabeça do consumidor. Ele tem agora um arsenal de comunicação que não tinha antes: a internet. Fazer publicidade tinha um custo alto para as pequenas empresas, porém com as mídias sociais ficou fácil se fazer presente. O melhor é que a comunicação digital pode ser direcionada ao público desejado, os anúncios são segmentados por gostos pessoais, localidade, faixa etária e outros filtros.

Papo: Vender mais é apenas uma questão de anunciar o melhor preço?
Gustavo Carrer: Não. O que determina o sucesso da comunicação é mandar a mensagem certa para a pessoa certa. As campanhas precisam ser pensadas e direcionadas para o seu público alvo.

Papo: Qual o maior erro que os empresários cometem neste cenário tão disputado?
Gustavo Carrer: O maior erro é se prender aos modelos antigos. As empresas precisam se adaptar às mudanças de cenário e passar a tratar o cliente virtual da mesma forma que trata o cliente de loja física. O público é o mesmo, as pessoas são as mesmas e elas precisam criar identidade com a marca, independente do ambiente.
O segredo é construir o relacionamento em todos os canais. É preciso ter consciência de que é o público quem deve determinar onde sua empresa precisa anunciar.

Papo: Qual é a grande dica para se manter competitivo?
Gustavo Carrer: A grande dica é fazer um planejamento minucioso para mídias sociais e dispositivos móveis. A maior parte das empresas não têm um planejamento, então não sabe para onde seguir.
A estratégia precisa ser definida, mesmo que ela esteja errada, pois uma estratégia errada pode ser consertada e é muito mais inteligente do que agir sem um objetivo claro.
Ninguém vende pra todo mundo, então é preciso conhecer o perfil específico do seu público e ir atrás dele.

 

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