UCDB: Marketing Digital potencializando resultados

UCDB - Marketing Digital

O investimento em Marketing Digital vem se mostrando há algum tempo como uma grande estratégia de comunicação, já falamos sobre isso aqui no blog e o assunto sempre rende muito papo. Através do marketing digital é possível trabalhar em ações bem direcionadas, que atingem o público de maneira segmentada e que podem trazer mais visitantes pra um site, além de converter essas visitas em vendas.

Algumas pesquisas apontam que nos próximos anos o investimento em marketing digital ultrapassará os investimentos em TV. Isso se deve também à diferença nos custos, pois fazer uma produção para TV é bem mais cara do que uma produção para os meios digitais, uma boa parte dos anunciantes já despertou para a web como uma forma mais econômica de promover sua marca.

Acompanhando essa evolução na comunicação, Campo Grande apresenta um mercado digital cada vez mais repleto de anunciantes, profissionais e agências focadas exclusivamente neste nicho. E um dos anunciantes que se destaca pela qualidade das campanhas on-line é a UCDB, para falar sobre isso, convidei Paula Sandy, Gerente de Contas da 8020 Marketeria Digital e Natalli Idalgo, Supervisora de Marketing da UCDB. Cliente e agência falam sobre estratégias e resultados do marketing digital da UCDB.

A 8020 é a responsável pelo sucesso da UCDB nas mídias on-line há seis anos, a Universidade mantém ativas contas no Facebook, Instagram e Youtube, que é o grande sucesso desde o ano passado. O Linkedin está sendo iniciado agora e o Twitter é utilizado como um dos meios de comunicação para o SAC, apenas para interagir e tirar dúvidas.

Paula Sandy - 8020 UCDB

Paula Sandy – 8020 Marketeria Digital

Desde que a 8020 assumiu essa conta, muita coisa vem mudando no meio digital “quando começamos a atender a UCDB, o Twitter estava em alta, então pegamos bastante a transição do Twitter para o Facebook e recentemente a chegada do Instagram. Hoje o Facebook e Instagram são as redes com maiores interações. Neste mês iniciaremos também as atualizações no Linkedin”. Além das mudanças nas redes, o conteúdo também foi atualizado “hoje a UCDB é muito mais humana nas redes sociais e tem bastante a participação dos acadêmicos enviando fotos para compartilharmos. De 2014 para cá começamos a investir firme em conteúdo de vídeos. Ano passado inteiro trabalhamos numa série chamada ‘UCDB Mais’ que tinha o objetivo de mostrar aos atuais e futuros acadêmicos o que a universidade oferecia além dos cursos de graduação, como projetos de cultura, esporte e ciência”, conta Paula.
Natalli, Supervisora de Marketing da UCDB, destaca o marketing digital como umas das principais formas de construir relacionamento com o público “em função do comportamento dos consumidores, investir em mídias on-line é uma maneira muito assertiva de construir e estreitar relacionamento com nosso público, presente 24h em algum canal on-line”.

As redes sociais são utilizadas como forma de contato direto entre aluno e instituição. Há interações com dúvidas sobre vestibulares, diplomas e outros assuntos acadêmicos, e a agilidade no retorno feito pela administração dessas redes, com certeza conta pontos a favor da Universidade.

Estratégias Digitais da UCDB

As estratégias usadas nas redes sociais da UCDB são pensadas para dois tipos de público. O primeiro são os acadêmicos e Paula nos conta como é feita a comunicação “a gente mantém diálogo constante com conteúdos e ações que reflitam no dia a dia, com informativos e novidades da universidade. Além de trabalhar ações para captação de interessados na pós-graduação, mestrado e doutorado”.

UCDB Campanhas

UCDB Campanhas

O segundo público é o futuro acadêmico, “ele é trabalhado com os conteúdos que reflitam a essência da universidade e com a divulgação dos projetos que lá acontecem com o objetivo de inspirá-los a ir para a UCDB. O futuro acadêmico ganhará um blog com conteúdo focado para quem ainda está decidindo a profissão. Além disso, nós trabalhamos também com vídeos da”dupla” Vesti & Bular, criada para a UCDB, que tem um aluno como compositor e cantor. Para ambos os públicos também trabalhamos mensagens religiosas e que são muito bem aceitas”.

 

Campanhas On-line

Campanha Eu na UCDB

Campanha Eu na UCDB

Ao longo do ano são desenvolvidas muitas campanhas on-line, cada uma com o objetivo de conversar com o seu público, seja acadêmico ou futuro acadêmico. Uma das campanhas que teve bastante engajamento dos alunos foi a “Compartilhe UCDB”, Paula explica como foi a mecânica “distribuímos no campus vários cartazes onde os acadêmicos destacavam um pedacinho desse cartaz e, em cada pedaço, havia uma mensagem no verso (Compartilhe seu espaço preferido na universidade, Compartilhe um sorriso, Compartilhe o livro que está lendo, Compartilhe uma selfie com seu professor preferido, etc). Foi um sucesso. Fizemos uma vez e de lá para cá começamos a compartilhar as fotos dos alunos. Recebemos muitas fotos e o volume de pessoas compartilhando as fotos no campus aumentou muito”.

Resultados

Natalli Idalgo - UCDB

Natalli Idalgo – UCDB

Os resultados dessas campanhas são cada vez mais fãs para as redes sociais da UCDB, “as ferramentas criadas para mensurar os resultados são incríveis, a 8020 Marketing Digital apresenta mês a mês os relatórios, que nos possibilitam sempre analisar nosso investimento”, diz Natalli.
Paula conta que uma mudança no direcionamento da comunicação vai possibilitar uma mensuração mais eficaz dos resultados “na próxima campanha de vestibular teremos um controle maior da relação Investimento em mídia x Acessos ao Hotsite da Campanha x Inscritos no vestibular. Antes trabalhamos o branding, agora trabalharemos a performance e a conversão em inscrições, para levar resultados mais concretos ao cliente”.

Eu separei um dos vídeo da dupla Vesti & Bular pra gente curtir aqui, mas você pode conhecer mais do trabalho desenvolvido pela 8020 para a UCDB nos links:

Facebook

Instagram

Twitter

Youtube

 

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