UCDB Pentacampeã: prêmio de gente grande para os alunos

UCDB - Prêmio Morena

Uma noite de festa coroou três talentosos jovens e levou orgulho a pais, professores e colegas. O Prêmio Morena de Criação Publicitária 2015 consagrou pela quinta vez a UCDB como grande vencedora da Categoria Acadêmica. A equipe responsável pelo pentacampeonato é composta pelos alunos Flávio Augusto de Souza, Thiago Ribeiro e Haian Camatti.

UCDB - PentaO tema este ano foi O que você espera para os próximos 50 anos?” e a UCDB teve quatro, dos cinco finalistas. Fui conhecer os vencedores, os finalistas e os professores, e trouxe pra vocês histórias promissoras que começam a ser escritas dentro da universidade. Para saber como foi criada a campanha campeã, você confere o papo com Flávio Augusto.

Papo: A primeira pergunta não poderia ser outra: Como estão se sentindo ao ganharem o Prêmio Morena de Criação Publicitária 2015?
Flávio: Muito felizes! Tô mais ainda apaixonado pelo Curso. É muito gratificante subir no palco e ver o seu trabalho sendo reconhecido. A festa é legal, tem muita gente importante no meio publicitário e eles nos veem, teve até gente que pediu o nosso currículo.

Papo: Como foi o processo de criação do VT vencedor?
Flávio: Bom, o tema era “O que você espera para os próximos 50 anos?”. Nós pensamos em um cara andando de bicicleta… Tem um livro de um comediante chamado Léo Lins que tem técnicas para fazer piadas de stand-up, ele fala sobre a técnica de associação, analogia. Foi o que a gente usou para a criação do material, fizemos uma analogia relacionando o futuro a andar de bicicleta. Quando a gente anda numa bicicleta, não sabe o que vai encontrar pela frente, só sabe que tem que seguir. Por isso no texto a gente fala que o futuro está em movimento, às vezes mais rápido, às vezes mais devagar, a gente fala que não se deve ter medo do futuro, dos obstáculos, de cair e levantar. No final do VT, quando o ciclista entra num túnel, ele não sabe o que vai encontrar do outro lado, assim como na vida, andar de bicicleta exige que a gente siga em frente.

Papo: Que professores acompanharam o trabalho?
Flávio: Foram os professores Ado Biagi e Elton Tamiozzo. Nós agradecemos muito a orientação deles. Ah, é importante dizer que eles só orientaram, não fizeram um acompanhamento. Para participar do prêmio a gente não pode ter a participação de nenhum profissional. Fomos nós que fizemos tudo!

UCDB - Prêmio Morena

Vencedores do Prêmio Morena de Criação Publicitária 2015 – Thiago Ribeiro, Haian Camatti e Flávio Augusto de Souza.

Papo: O que foi mais difícil?
Flávio: Encontrar o túnel! (risos) Encontrar o túnel foi bem difícil mesmo, não  encontramos aqui em Campo Grande, então íamos precisar fazer em outra cidade, mas aí não teria a mesma bicicleta… No fim das contas, o professor nos indicou um viaduto na saída da cidade, quando chegamos lá, encontramos aquele tubo gigante de construção. O resultado foi melhor do que a gente esperava. A imagem casou com o texto. Nós levamos duas ou três semanas para fazer o VT, foi um trabalho bem grande.

Papo: Como vocês organizaram o trabalho?
Flávio: Cada um de nós fez um pouco, deu ideias. O storyboard foi feito pelo Haian, a edição pelo Thiago e o texto por mim. A locução foi feita pelo Haian, nós o escolhemos pelo sotaque, como ele é do Sul, não tem um sotaque tão forte quanto o nosso. Fizemos esta estratégia pensando nos jurados que são de São Paulo.
Na hora que a gente estava gravando, as ideias fugiam um pouco do papel, a gente conseguiu criar muito mais. Fizemos cenas que não estavam programadas e tivemos um efeito bem legal.
O equipamento é fornecido pela UCDB, a gente pode pegar e levar pra produzir o filme, isso é ótimo. A UCDB tem uma grande estrutura, eles disponibilizam um bom material pra gente.

Papo: E como foi o primeiro dia de aula depois do prêmio?
Flávio: Nossa, foi muito legal. Acho que foi o dia que mais ganhei abraços na minha vida. Se eu soubesse que depois de ganhar prêmio eu ia ganhar tanto abraço de mulher, teria participado antes (risos).


Os finalistas

Muito mais importante que ganhar o prêmio foi ter quatro trabalhos da UCDB, entre os cinco finalistas da categoria. A universidade está em festa, foi mais um ano de reconhecimento ao trabalho. Olha só quanta gente boa:

UCDB - Rebeca Bueno

Rebeca Bueno Sousa – “Semente do futuro”

“Saber que nosso vídeo foi escolhido entre mais de 100 foi muito gratificante. Ser finalista do Prêmio Morena na Categoria Acadêmica, nos faz perceber que vale a pena se dedicar a um trabalho, foram muitas horas de gravação e incertezas se o vídeo daria certo, se a plantinha iria colaborar no crescimento, e no final? Sim, valeu a pena! Parabéns a TV MORENA pelo sucesso de mais um Prêmio Morena! Que venha o ano que vem!”

Título: Semente do futuro
Equipe: Rebeca Bueno Sousa, Dayse Ferreira e Maitê Benites

 

UCDB - Enzo

Enzo Couto – “Eu não espero, eu faço”

 

“Chegar na final foi principalmente uma motivação na minha vida profissional, pois me mostrou que com muita determinação e amor à carreira podemos ir além e sempre estar entre os melhores”.

Título: Eu não espero, eu faço
Equipe:Enzo Maymone Couto

 

 

UCDB - André Nicolau

André Nicolau – “Estaremos Prontos”

“É um reconhecimento do nosso trabalho, ficamos muito honrados de termos ficado entre os cinco finalistas. Pra gente é muito gratificante porque dá muito trabalho fazer. O resultado foi chegar à final e ver os profissionais assistindo aos nossos vídeos, curtindo. A gente viu que a nossa produção tem uma qualidade muito boa. Ficamos muito satisfeitos!”

Título: Estaremos Prontos
Equipe: André Nicolau, Francisco Joaquim eTauê Valiente


A UCDB

O curso é coordenado pela Professora Claudia Ruas, uma apaixonada pela publicidade e pelo ensino. Ela falou com o Papo sobre esse grande reconhecimento para a Universidade e para o Curso que coordena.

UCDB - Claudia Ruas e a equipe vencedora

Claudia Ruas e a equipe vencedora

“Eu estou muito feliz com esse reconhecimento. O Curso de Publicidade e Propaganda da UCDB é considerado pelo MEC o melhor da região Centro-Oeste e as premiação mostram isso na prática. E não é só o Prêmio Morena, no Intercom nós fomos a universidade com maior número de trabalhos inscritos, no Fuá nós temos uma média de 15 a 20 trabalhos que criados aqui, como finalistas.
Essa premiação nos indica que realmente estamos no caminho certo e que isso é resultado de vários fatores: o primeiro é a estrutura que a UCDB oferece, nós temos uma das únicas ilhas de edição não linear do Centro-Oeste, senão a única. Nosso alunos têm equipamento pra trabalhar e não é só isso, nós temos uma equipe de professores comprometidos com o aprendizado. Todos esses componentes contribuem para desenvolver a criatividade e o talento do aluno.
Desde de 2007, quando nós começamos a participar do Prêmio Morena, temos de três a quatro finalistas. Acredito que ainda temos muito a fazer, nós não estaremos satisfeitos nunca, mas essa premiação representa um grande reconhecimento para o curso de PP e para toda a UCDB”.


Acho que podemos esperar um futuro brilhante da publicidade em MS. Parabéns aos alunos e claro, a equipe de professores da UCDB!

E os trabalhos finalistas estão aqui para você curtir e compartilhar.

 

 

 

 

Você pode gostar...