Varejo e sucesso nas lições de Disney

Claudemir Oliveira - Disney
Retrospectiva do Papo

Você se emocionaria numa aula à distância, através do computador?

Nosso convidado de hoje é capaz de levar você a um nível emocional fantástico ao contar a história de Walt Disney através de webinar (aula/palestra com recursos de video conferência).
O papo especial agora é direto da Florida, nos Estados Unidos, com um brasileiro fantástico: Claudemir Oliveira. Ele é presidente e fundador do “Seeds of Dreams Institute”, empresa americana voltada para o desenvolvimento de pessoas e corporações com foco na potencialidade humana.

Claudemir tem mais de 25 anos de experiência, no Brasil e nos Estados Unidos, em marketing, vendas e treinamento, em empresas como American Airlines, United Airlines e The Walt Disney Company (divisão Parques & Resorts). Já treinou mais de 300.000 pessoas da América Latina, Europa e Ásia.
Nos Estados Unidos, onde vive, desde 2000, em Orlando, ele já foi professor da Disney University, e também professor convidado do Disney Institute. É autor dos termos “Disneylogia” e “Castologia”.

Tem mestrado e doutorado, com foco em Psicologia Positiva aplicada às corporações. Ele é membro vitalício da Harvard Medical School PostGraduate Association, onde estuda regularmente em cursos da área de psicologia, e membro do Institute of Coaching, Harvard Medical School Affiliate.
Claudemir é referência internacional na aplicação da Psicologia Positiva nas corporações, e comanda constantes programas de imersão de executivos brasileiros no varejo americano e nos bastidores da Disney.

Bom com esse currículo todo, dá pra imaginar o quanto Claudemir tem a compartilhar, mas nós escolhemos falar com ele sobre varejo.
Se delicie com o papo.

Claudemir Oliveira Seeds of Dreams Institute

Claudemir Oliveira
Seeds of Dreams Institute

Papo: O Seeds of Dreams Institute desenvolve programas de atualização profissional nos Estados Unidos e um deles é o “Varejologia”, quem vem com um ineditismo curioso. O que reúne esse programa?
Claudemir: Nossa empresa é focada na excelência em serviços. Temos vários programas, sendo um deles o Varejologia. Basicamente, unimos todo o conhecimento que temos da filosofia Disney e da Psicologia Positiva e acrescentamos isto ao mercado do varejo. O programa tem como metodologia três pontos: especialistas falam pelas manhãs, fazemos visitas técnicas pelas tardes e sempre fazemos fechamentos dos conceitos e como podemos aplicar tudo no mercado brasileiro. Entre as empresas que visitamos estão a Apple, Harley Davidson, Macy’s, Best Buy, Bass Pro Shops e The Container Store.
Outra parte muito importante do programa são as poucas visitas aos parques mas com foco no varejo. Por exemplo, analisamos tudo das famosas “lojinhas” dentro das atrações e falamos das estratégias que estas empresas usam. Muita gente não sabe, mas a rentabilidade da maioria das empresas vem das vendas de produtos que estão nas lojas… A Harley Davidson, por exemplo, tem apenas 30% da rentabilidade com as vendas das motos, e, acredite se quiser, 70% vem da lojinha. Portanto, focamos no varejo em todas as visitas.

Papo: Como tais programas podem ajudar empresas e profissionais do varejo e serviços?
Claudemir: Sabemos que os EUA estão na vanguarda de várias áreas de serviços, e o varejo não seria exceção. Nós estudamos todas as tendências dessa área na National Retail Federation onde o varejo respira uma vez por ano a inovação deste mercado. As visitas técnicas ajudam os profissionais a entenderem as principais diferenças que existem entre o varejo brasileiro e o americano. Nestas observações, em geral, encontram brechas que podem ser preenchidas para o sucesso de suas lojas.

Papo: Como você coloca sua relevante carreira profissional em grandes companhias mundiais à disposição desses programas?
Claudemir: Minha experiência de mais de 15 anos na Disney, incluindo passagens pela Disney University e Disney Institute, me dá condições de ampliar o conhecimento do varejo para a excelência em serviços que é praticada há anos pela corporação Disney. Mas não quero ter apenas filosofia Disney nos programas porque acredito que temos mais a oferecer. Por isto, incluindo visitas técnicas as maiores empresas do mundo, além de utilizar conhecimentos da Psicologia Positiva que foi foco do meu mestrado e doutorado aqui nos Estados Unidos.

Papo: O não domínio do inglês é um limitante para participar dessas visitas técnicas e do programa?
Claudemir: Nossa empresa tem como diferencial a questão da língua. 80% do programa é feito por especialistas brasileiros que vivem nos EUA. Os 20% são de americanos mas temos tradução simultânea. Sabemos da importância da língua. Um programa semanal com tradução todos os dias perde toda sua qualidade a partir do terceiro dia. Existem pesquisas que comprovam que o público começa a se cansar por ouvir tradução o tempo inteiro. Então, dosamos isto de forma que o aprendizado seja contínuo e naturalmente agradável. Daí, fazermos as palestras pelas manhãs e visitas pelas tardes onde potencialmente a energia não é suficiente para palestras.

Papo: Quais programas o Seeds of Dreams tem na grade para 2015?
Claudemir: Temos em São Paulo no dia 9 de junho, o seminário internacional Clientologia. Em setembro, temos o Disneylogia, programa voltado para a vida do empreendedor Walt Disney. Este programa inclui visitas a todas as cidades por onde ele passou com palestras e visitas a locais inesquecíveis como a casa onde ele nasceu, em Chicago, a fazenda onde viveu em Marceline. e a viagem de trem para Hollywood que ele fez depois de duas falências.
Em novembro, temos o Clientologia MASTER, entre os dias 15 e 21 de novembro. Além disto, temos vários programas fechados para empresas de maior porte, especialmente as que nos enviam grupos fechados de incentivo.

Quer acompanhar o tema mais de perto, acesse o site do Seeds of Dreams Institute e assine a newsletter.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 11 de junho de 2015

    […] of Dreams Institute tem como Presidente fundador, Claudemir Oliveira, com quem nós já falamos aqui no Papo. Claudemir tem mais de 25 anos de experiência, no Brasil e nos Estados Unidos, em […]


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /whm2/papodejob/public_html/wp-includes/functions.php on line 3721